Siga nas redes sociais

Search

API de carimbo do tempo torna sistemas internos mais seguros

Uma das tendências entre as empresas preparadas para o futuro é a integração de sistemas internos com tecnologias de ponta.

A Application Programming Interface (API) é uma ferramenta que agiliza o processo de desenvolvimento e ajuda a incorporar tecnologias pensadas por especialistas aos softwares que os funcionários já estão habituados a utilizar.

A BRy Tecnologia, empresa especializada em soluções de criptografia, desenvolveu a API de Carimbo do Tempo, que pode ser integrada a sistemas e em diferentes áreas.

“O carimbo do tempo registra data e hora a partir de uma fonte de tempo segura, como o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI). Por isso, garante tempestividade à operação. Pode ser usado para registro de ponto eletrônico no sistema de recursos humanos e para garantir ainda mais segurança em acordos e contratos firmados”, explica Darlan Vivian, technology manager da BRy Tecnologia.

De acordo com ele, a facilidade de uma API é que ela dispensa a necessidade de ter uma equipe de desenvolvedores própria dedicada à solução:

“A API incorpora tecnologias novas a um sistema que o time já está habituado a usar. Com isso, a empresa ganha em tempo e reduz custos”.

Outro exemplo de como ela pode contribuir para as empresas é no registro preciso de início e fim de contratos.

Também auxilia na protocolização de documentos digitais e funciona como evidência do momento exato em que uma operação ou novo aporte são efetuados.

“O carimbo do tempo é uma tecnologia que utiliza criptografia e segue regras rígidas de controle no uso das chaves e acesso ao relógio, impedindo que seja realizado um registro retroativo, mudando data ou horário. Por isso, é uma ferramenta de segurança que garante a validade da assinatura do documento eletrônico mesmo após a expiração do Certificado Digital utilizado”, destaca.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail