Siga nas redes sociais

Search

Agentes da transformação

Compartilhe

Por Jonny Zulauf, presidente da Facisc

Estar à frente de uma entidade como a Facisc, um verdadeiro hub empresarial, que conecta mais de 34 mil empresas e 148 associações empresariais foi um grande desafio. Foram dias e dias dedicados a fazer desta entidade tão representativa e capilarizada, um ícone tanto no estado como no Brasil. Lado-a-lado com uma diretoria comprometida, buscamos lutar pelas causas de cada um dos empresários que estão vinculados à Facisc através de suas associações. 

Ao nos depararmos com uma situação emergencial como a pandemia, vimos o associativismo se destacar e fortalecer ainda mais. A participação no grupo econômico liderado pelo Secretário de Estado da Fazenda, e ao lado das outras federações que compõem o Conselho das Federações Empresariais (Cofem), levamos as reivindicações e necessidades de todos os segmentos, de todas as cidades. Discutimos cada passo no que tange ao movimento econômico catarinense. No começo em encontros diários e depois semanais, vimos a evolução dos números da Covid-19 enquanto buscamos a saída para o impasse entre o caos na economia e na saúde. Vimos empresas fechando, cadeias produtivas inteiras à míngua e de outro lado o medo por conta do vírus. E apesar de todos os infortúnios, Santa Catarina, graças a sua diversificação econômica e a pluralidade nos segmentos foi um dos primeiros estados a retomar a economia. 

Todo o trabalho realizado pela Federação durante a pandemia é reflexo de todas as atividades realizadas durante a história da Facisc. Não apenas nestes últimos três anos de atuação desta diretoria, mas dos seus quase 50 anos. Não foram poucas as lutas contra a alta carga tributária, pela justa distribuição dos tributos, pela educação empreendedora, pela geração de empregos e renda, e pela sustentabilidade. Tema este que levou a Federação a outro patamar, a integrar o Movimento Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, um movimento social constituído por voluntários, apartidário, plural e ecumênico, com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade catarinense. 

Nosso modelo de atuação é inovador e admirado em diversos países mundo afora. Unimos empresários que eram concorrentes e que depois de conhecerem o Programa Empreender, passam a trabalhar juntos pelo bem do setor que atuam. Isso é o associativismo na prática. Isso mostra o quão importante é este movimento para o crescimento das nossas cidades. 

Lutamos juntos pela redução da famigerada carga tributária que assola nosso País. Buscamos uma justa distribuição dos tributos. Queremos o enxugamento da máquina pública, o fim da corrupção e incentivamos o desenvolvimento das cidades e empresas que nela vivem, para que tenham uma roda viva e atuante geradora de empregos e renda. 

E como as associações comerciais fazem isto? Juntando os empresários, representando a classe produtiva, lutando pelas causas empresariais, promovendo capacitações e incentivando o desenvolvimento sustentável dos municípios. Somos agentes de transformação porque promovemos a união da iniciativa pública e da privada em prol do bem comum. E mais do que promover, colocamos a mão na massa e ajudamos o poder público municipal a gerir de forma eficiente, e de mãos dadas, construímos um futuro melhor para as cidades catarinenses. O Programa de Desenvolvimento Econômico Local, desenvolvido pela FACISC, institui um modelo de gestão capaz de contribuir para o desenvolvimento da região, garantindo a continuidade dos projetos de interesse da comunidade, em prol do desenvolvimento econômico sustentável do município.

Também promovemos o desenvolvimento e a melhoria contínua do ambiente empresarial através de capacitações, de programas e de ações que tragam benefícios reais às empresas associadas.  Na prática, a Federação e as suas 148 associações filiadas desenvolvem metodologias para empresas e organizações empresariais, capacitações, criação de redes colaborativas com o fortalecimento dos núcleos do Programa Empreender, que reúne atualmente cerca de 9 mil empresas em mais de 500 núcleos, capacitações para gestão empresarial, realização de rodada de negócios, feiras, missões internacionais, e aumento da capacidade de acesso a financiamentos.

É a união dessas associações empresariais e empresas engajadas voluntariamente ao Sistema Facisc, que faz com que essas associações sejam verdadeiros agentes de transformação e de mudança em cada uma das nossas cidades.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail