Siga nas redes sociais

Search

Pollux vence o Prêmio ABII 2020 com projeto de logística 4.0 para a Florisa

Pelo segundo ano consecutivo, a Pollux, de Joinville, venceu o Prêmio da Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII) com o projeto Logística 4.0 desenvolvido para a Florisa, maior indústria de tinturaria da América Latina.

O objetivo do prêmio é apresentar ao público o que está acontecendo na prática e o que está resolvendo as dores dos negócios e acelerando a adoção da IoT e indústria 4.0 no Brasil

O diretor de desenvolvimento de negócios da Pollux, Ricardo Gonçalves, foi quem apresentou o projeto na etapa final do prêmio:

“Hoje, a empresa com sede em Brusque, tem 5 robôs móveis autônomos com capacidade de 1 tonelada cada para atuar em um armazém de 5 andares integrados com 4 elevadores e gaiolas com RFID, além da conexão com softwares de gestão para o controle de todo o processo. São 450 posições de recebimento e 3 mil posições de armazenamento de tecidos”. 

Ele destaca que com a utilização de uma série de tecnologias (como a conectividade e integração de sistemas, robótica, IIoT, cyber-segurança, nuvem, big data, analytics) foi possível desenvolver uma solução que trouxe ganhos para a produção, mais assertividade na linha, menos tempo de execução, mais dados e análises e menos erros no processo de produção.

“O objetivo da Florisa era aumentar a capacidade de tingimento de tecidos, mas com o processo manual de entrada e saída de materiais havia perdas, retrabalho e custo alto” conta o diretor.

Inicialmente, a ideia era sair de uma produção de 90 toneladas/dia para 160 toneladas/dia.

Com o projeto rodando, foi possível chegar a 200 toneladas/dia, um aumento de 122% do que estava previsto no projeto.

Com o monitoramento remoto feito pela Pollux, ainda devem ocorrer outros ganhos com o passar do tempo e a Florisa deve aumentar seu diferencial competitivo no mercado.

A cadeia de clientes também tem ganhos de competitividade, já que o acesso para pedidos, agendamento de entrega e produção estão totalmente integrados e muito mais simples de serem feitos. 

Confira o videocase da Florisa: 

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail