Siga nas redes sociais

Pollux vence o Prêmio ABII 2020 com projeto de logística 4.0 para a Florisa

Redação Economia SC

Redação Economia SC

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Pelo segundo ano consecutivo, a Pollux, de Joinville, venceu o Prêmio da Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII) com o projeto Logística 4.0 desenvolvido para a Florisa, maior indústria de tinturaria da América Latina.

O objetivo do prêmio é apresentar ao público o que está acontecendo na prática e o que está resolvendo as dores dos negócios e acelerando a adoção da IoT e indústria 4.0 no Brasil

O diretor de desenvolvimento de negócios da Pollux, Ricardo Gonçalves, foi quem apresentou o projeto na etapa final do prêmio:

“Hoje, a empresa com sede em Brusque, tem 5 robôs móveis autônomos com capacidade de 1 tonelada cada para atuar em um armazém de 5 andares integrados com 4 elevadores e gaiolas com RFID, além da conexão com softwares de gestão para o controle de todo o processo. São 450 posições de recebimento e 3 mil posições de armazenamento de tecidos”. 

Ele destaca que com a utilização de uma série de tecnologias (como a conectividade e integração de sistemas, robótica, IIoT, cyber-segurança, nuvem, big data, analytics) foi possível desenvolver uma solução que trouxe ganhos para a produção, mais assertividade na linha, menos tempo de execução, mais dados e análises e menos erros no processo de produção.

“O objetivo da Florisa era aumentar a capacidade de tingimento de tecidos, mas com o processo manual de entrada e saída de materiais havia perdas, retrabalho e custo alto” conta o diretor.

Inicialmente, a ideia era sair de uma produção de 90 toneladas/dia para 160 toneladas/dia.

Com o projeto rodando, foi possível chegar a 200 toneladas/dia, um aumento de 122% do que estava previsto no projeto.

Com o monitoramento remoto feito pela Pollux, ainda devem ocorrer outros ganhos com o passar do tempo e a Florisa deve aumentar seu diferencial competitivo no mercado.

A cadeia de clientes também tem ganhos de competitividade, já que o acesso para pedidos, agendamento de entrega e produção estão totalmente integrados e muito mais simples de serem feitos. 

Confira o videocase da Florisa: 

Compartilhe o conteúdo

Leia também

Joinville lança plataforma virtual de informações turísticas

Startup vencedora Prêmio LIDE Futuro 2022 vai inaugurar nova sede em Joinville

Empresa de Massaranduba inaugura filial no Nordeste

Receba notícias no seu e-mail