Siga nas redes sociais

Search

Quais as vagas de tecnologia estarão em alta em 2021?

Foto: jamesmarkosborne/Pixabay


O mercado de tecnologia deu um grande salto no último ano. Por conta da pandemia e do distanciamento social muitas empresas digitalizaram seus negócios e precisaram ampliar seus times de tecnologia e de desenvolvimento de produtos digitais.

O resultado foi que o número de vagas abertas nas áreas de Desenvolvimento de Software e Data Science mais que triplicou ao longo do ano, segundo levantamento feito na plataforma da GeekHunter, especializada no recrutamento desses profissionais.

A startup também apurou quais foram as 10 linguagens de programação com maior demanda. Na lista das tecnologias que tiveram um crescimento nas contratações estão Java, JavaScript, React, PHP, Python, Node.js, C#, .NET, React Native e Swift (iOS).

Tomás Ferrari, CEO e fundador da empresa, analisa que a tendência é que essas linguagens continuem em alta em 2021 com a propensão de abertura de mais empregos na área.

“As companhias devem continuar investindo em tecnologia e a busca por profissionais nesse segmento segue uma curva ascendente, tudo com o objetivo de introduzir novas e inovadoras tecnologias para melhorar a experiência dos seus clientes”.

Empresas e startups acumulam mais de 200 vagas de empregos em SC

JAVA AINDA ESTÁ EM ALTA

Java é a segunda linguagem mais popular do mundo entre desenvolvedores no mês de janeiro deste ano, assim como foi em dezembro do ano passado.

Na GeekHunter, a abertura de vagas para esta tecnologia teve um crescimento intenso ao longo de 2020, performando acima da curva em relação às demais linguagens.

O problema é que muitos profissionais estão migrando para outras tecnologias, como JavaScript e React, que aparecem em seguida na lista, além de Swift, e isso fez aumentar a escassez desse profissional.

“No entanto, a falta de oferta não alterou a demanda, que continua crescendo e com boas oportunidades, inclusive com uma das melhores faixas salariais”, avalia o empresário.

Já as tecnologias Node.js, Python, PHP e C# tiveram um crescimento na abertura de vagas entre os meses de maio e setembro do ano passado, demanda que deve continuar em alta este ano.

SWIFT TEM OS MAIORES SALÁRIOS

Quando se fala em faixa salarial, a linguagem de programação mobile para iOS, a Swift, se destaca entre as vagas disponíveis na plataforma, com salário médio de R$ 7,5 mil.

A tecnologia é a que apresenta as maiores remunerações oferecidas pelas empresas.

“Por conta do nível de especificidade, é uma das tecnologias que deve crescer em demanda e salário”, comenta Tomás.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail