Siga nas redes sociais

Search

Empresa adota solução de startup para prevenir acidentes de trabalho e melhorar desempenho de motoristas

Foto: divulgação

A Raízen, empresa integrada de energia e uma das maiores distribuidoras de combustíveis do país, está usando experiências imersivas para capacitar cerca de 500 motoristas terceirizados que fazem o transporte de combustível até os postos de todo o país. A experiência foi desenvolvida pela Sábios, de Florianópolis.

Com esta parceria, a Raízen pretende melhorar o desempenho dos profissionais, prevenir acidentes de trabalho, contaminações e derrame de combustível durante a descarga.

André Luiz Coneglian Lazari, assessor de Segurança, Saúde e Meio Ambiente (SSMA) do setor de logística da empresa, explica que esta é a primeira vez que transportadores terceirizados participam de um treinamento usando uma plataforma integrada, que une gamificação e inteligência artificial. A escolha por este tipo de tecnologia foi baseada em experiências executadas também pela Sábios em outras áreas dentro da companhia:

“Percebemos que a educação imersiva vem mostrando resultados surpreendentes em outros setores e também queremos apresentar uma didática diferente aos nossos parceiros. Com este método, eles irão relembrar todo o processo de uma descarga segura, algo que já aprendem nos treinamentos em suas transportadoras, mas que, com essa interação, devemos fortalecer a cultura de prevenção de acidentes, valorização da vida e cuidados com o meio ambiente”.

Demetrius Lima, CEO e cofundador da Sábios, explica que o uso de gamificação associado ao storytelling e tecnologias como realidade virtual e aumentada, vem crescendo nos últimos anos, principalmente pelos bons resultados no aumento do engajamento dos participantes e maior retenção do conhecimento, que chega a 90% se comparado com treinamentos tradicionais. Além disso, ajuda a prevenir os acidentes causados por falhas nos processos operacionais e técnicos relacionados à gaps de cultura, comportamento e habilidades que não haviam sido mapeados e monitorados anteriormente. 

“Isso acontece porque, ao se confrontar com situações reais do seu dia a dia de forma gamificada, a pessoa interage com a história dela, porém em um ambiente virtual e seguro, onde aprende a lidar com suas próprias emoções. O resultado é que o cérebro acaba sendo treinado para tomar a melhor decisão caso aquela situação difícil e, muitas vezes, de risco ocorra na vida real. Isso é possível através da nossa metodologia baseada em neurociência”, explica.

COMO FUNCIONA

O projeto, chamado Descarga Segura, vai abranger motoristas que fazem o transporte de combustível até os postos de todo o país.

São profissionais terceirizados e credenciados pela Raízen, que têm acesso à plataforma da Sábios por meio de um QR Code.

São três experiências: descarga segura de combustível, avaliação e gerenciamento de risco e situações difíceis e abordagem com o cliente.

Todas as situações do game online foram desenvolvidas pela psicóloga Marli Arruda, que mapeou, junto aos motoristas, os problemas enfrentados diariamente por eles e suas características.

Com isso, o personagem principal é o motorista, que recebeu o nome de Januário. Na simulação, ele precisa executar funções que já desempenha no dia a dia, como carregar o caminhão, pegar a estrada e entregar o combustível ao cliente com total segurança e sem derrames.

A diferença é que com a gamificação, o motorista poderá vivenciar situações mais complexas e solucionar problemas em um ambiente virtual.

Com o uso de inteligência artificial, a plataforma Sábios consegue identificar, medir, adaptar e recomendar ao usuário o que ele precisa desenvolver para melhorar suas habilidades, atitudes e comportamentos referentes àquele processo/operação.

Esses resultados proporcionarão tomadas de decisões estratégicas dos gestores da Raízen com o propósito de melhorar a performance  do negócio como um todo.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail