Siga nas redes sociais

Search

Economia SC Drops: diretor executivo da Viacredi conta os planos da cooperativa para 2021

Foto: divulgação

No Economia SC Drops de hoje, conversamos com Vanildo Leoni, diretor executivo da Viacredi. Fundada em Blumenau, é a maior cooperativa de crédito do país em número de cooperados, com mais de 670 mil usuários e R$ 8 bilhões de ativos administrados. Em 2021, a Viacredi completa 70 anos de história e buscamos saber as novidades e expectativas da cooperativa para este ano, confira abaixo:

Quais as principais diferenças entre cooperativas e bancos tradicionais? 

Vanildo: A principal diferença é o objetivo. Enquanto as instituições financeiras tradicionais trabalham visando o lucro, as cooperativas atuam com foco nas pessoas. Isso muda tudo. Praticamos taxas mais aderentes à realidade das pessoas, desenvolvemos dezenas de projetos voltados para o desenvolvimento social das comunidades onde atuamos e ainda distribuímos o resultado final no retorno das sobras. Além de ingressar em uma cooperativa de crédito que tem vários outros benefícios, o cooperado também demonstra interesse pelo desenvolvimento da sua localidade, através dos programas apoiados pela organização. Aos 70 anos, a Viacredi comprova que esse é um movimento ascendente. 

O que muda e quais as vantagens de uma cooperativa de crédito para quem é pessoa jurídica?

Vanildo: Assim como para pessoas físicas, a cooperativa tem um olhar singular e que reflete as necessidades dos empreendedores. Temos o entendimento de que o empreendedor é um agente transformador da sociedade, gerando outros meios de trabalho, renda e desenvolvimento. Com isso em mente, buscamos apoiá-lo de forma muito ativa na conquista dos seus objetivos. Além das ferramentas de gestão financeira e acesso ao crédito, nós trabalhamos lado a lado com nossos cooperados empreendedores no sentido de oferecer conhecimento e capacitação que os permitam melhorar o seu negócio. Alguns exemplos disso são o Coopera Empreendedor (que já atendeu com consultoria custeada pela Viacredi, mais de 1,3 mil negócios), o Ailos Aproxima (plataforma de vendas online dedicada a inclusão digital dos negócios locais) e as dezenas de capacitações disponíveis online no Progrid (que tratam de temas de gestão, organização, sustentabilidade e outros tantos).  

Havia uma projeção de aumento de solicitação de crédito no primeiro trimestre deste ano. Quais os principais motivos dessa demanda e quanto a cooperativa já liberou desde o início da pandemia? Qual foi a cidade que mais demandou crédito no período?

Vanildo: O crédito é uma importante ferramenta de recuperação da economia e fundamental para que os agentes de desenvolvimento econômico cumpram o seu papel de restaurar o cenário de empregabilidade e renda que tínhamos antes da pandemia. Neste sentido, já estava no nosso planejamento que a demanda seria maior. Em 2020 tivemos um aumento de 48% em relação a 2019, no montante dedicado a empréstimos. Em 2021, nossa projeção é de 38% de aumento sobre 2020. Tudo isso com condições facilitadas, ponderação sobre os volumes necessários e estratégicos para cada cooperado e o entendimento dessa ferramenta como um combustível para o crescimento. Em relação às regiões, a concessão de crédito foi proporcional ao número de cooperados em todos os municípios que atendemos. Não há nenhuma cidade que tenha sido fora do padrão.

Quantos cooperados possuem e qual a projeção para os próximos anos? Quanto vocês possuem sob custódia? 

Vanildo: Acabamos de atingir a marca de 670 mil cooperados e seguimos como maior cooperativa de crédito do Brasil em número de cooperados. Os ativos administrados pela Viacredi são da ordem de R$ 8 bilhões. Em 2021, a expectativa é de um crescimento superior a 20% nestes dois indicadores.

Quais os planos para 2021? Novos postos de atendimento? Querem chegar a outros estados?

Vanildo: Como plano macro, temos investido no fortalecimento das ferramentas digitais para suportar o crescimento que estamos prevendo para os próximos anos. Os aportes em inovação e as estratégias para ampliação das possibilidades online já fazem parte da nossa realidade há algum tempo e são cada vez mais importantes. Uma das grandes características da Viacredi é a proximidade com o cooperado e queremos levar isso para o ambiente digital. Por isso, além de investimentos em tecnologia, estamos muito focados na preparação das pessoas que irão se relacionar com o cooperado por meio dessas plataformas. Ainda sobre a proximidade, seguimos ampliando a rede de atendimento presencial. Em 2021, serão 14 novos postos de atendimento, sendo oito no Paraná e seis em Santa Catarina. Nossa atuação segue focada no Vale do Itajaí e na região da grande Curitiba, no Paraná. 

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail