Siga nas redes sociais

Search

A todo vapor: I3C no Projeto Puma II da Klabin

Foto: divulgação

A evolução das obras no Projeto Puma II é daquelas capazes de animar, no Brasil e no mundo, as expectativas no potencial industrial e pelo desenvolvimento do nosso país.

Com investimento total de R$ 12,6 bilhões a Klabin expande seu complexo industrial localizado em Ortigueira, no Paraná, com a construção de duas inovadoras máquinas de papel, uma de kraftliner e outra de papel-cartão.

A parceria da I3C Soluções Inteligentes com a gigante de celulose está na entrega de soluções em segurança, tanto de processos quanto patrimonial.

Ao todo, a I3C vai instalar 90 câmeras integradas a sistemas inteligentes: 75 para o monitoramento de máquinas e de processos industriais, e outras 15 para vigilância do patrimônio.

“São aplicações que aprimoram a prevenção e ações inteligentes de resposta aos perigos e de ajustes nos processos”, garante Maikon Ulrich, CTO da I3C Soluções Inteligentes. Para o sócio-diretor da I3C, os resultados obtidos em outros projetos pela parceria entre a empresa e a Klabin foram determinantes para integrarem também o Puma II.  

Na área de 200 mil metros quadrados indicada pela Klabin no projeto, entre construções, maquinários, caminhões, equipamentos e trabalhadores, encontra-se o canteiro de obras da I3C: um contêiner de escritório e outro para montagem e acondicionamento de materiais, dois veículos de uso exclusivo, além, principalmente, de todos os equipamentos tecnológicos para as montagens.

“Investimos para garantir a capacidade de tecnologia necessária à execução do projeto”, complementa Maikon Ulrich.

O time da I3C para a Klabin conta com oito profissionais, entre técnicos e coordenadores, com o suporte de outros três colaboradores e dois supervisores na sede em Joinville.

O trabalho da I3C contempla desde a mobilização até o acompanhamento assistido durante a primeira etapa do Puma II. O projeto fará da Klabin a primeira empresa do mundo a produzir papel para embalagem com 100% fibra curta.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail