Siga nas redes sociais

Search

Aplicativo criado em SC firma parceria e passa a ser usado por ONGs na Angola

Foto: divulgação

Boas ideias costumam extrapolar fronteiras, principalmente, quando se utilizam da tecnologia para facilitar o dia a dia e agregar organização à rotina. Foi exatamente isso o que aconteceu com um aplicativo criado em Santa Catarina.

Com foco no terceiro setor, o Fraterne é gratuito e ajuda entidades sem fins lucrativos na geração de uma rede entre voluntários e apoiadores organizando também processos e atividades.

Recentemente, as funcionalidades chamaram a atenção da equipe da World Vision Angola, que acabou compartilhando o aplicativo com entidades do Programa de Resposta a Covid-19.

Vagno Gomes, que é responsável pela iniciativa, destaca a parceria teve início quando ele percebeu a dificuldade dos voluntários em reunir informações que, geralmente, fazem a diferença na obtenção de recursos e doações:

“Passei a criar oportunidades para que eles se especializassem, empoderando essas organizações”.

O objetivo ganhou um novo capítulo com a descoberta do Fraterne. Segundo Murilo Machado, responsável pela plataforma, o interesse das entidades angolanas levou à uma adequação à realidade daquele país, com implementação do idioma, um português semelhante ao de Portugal:

“Acabamos disponibilizando a plataforma também em inglês, já que é usado mundialmente pela World Vision”.

Agora, é possível estimular ainda mais a organização de indicativos e informações dentro das ONGs que, paralelamente às funções cotidianas, ainda ajudam no rastreio de casos suspeitos de coronavírus na região de Luanda.

O aplicativo foi oferecido, inicialmente, a oito instituições de diferentes segmentos de atuação. Elas prestam apoio a crianças e mulheres, jovens e comunidades, no enfrentamento à malária, HIV e tuberculose, na luta contra as drogas e na conservação do meio ambiente.

Disponível para Android e iOS, no Brasil e, agora, também em Angola, o Fraterne organiza processos e atividades centrais de cada entidade, deixando na palma da mão, informações como cadastro de voluntários e atendidos, escala de trabalhadores, calendário de eventos, controle de doações e de cursos, inclusive, com lista de presença, registro de atendimentos, formulário de questionários, painel de estatísticas e várias outras funcionalidades.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail