Siga nas redes sociais

Search

Computação em nuvem impulsiona crescimento dos serviços digitais da Teltec Solutions

Cesar Schmitzhaus, diretor de tecnologia e inovação da Teltec Solutions

Nos primeiros meses deste ano, os movimentos das empresas para o trabalho híbrido seguiram aceleradamente, fazendo com que a adoção e as atualizações de ferramentas e serviços digitais fossem essenciais para a continuidade de suas atividades e seus negócios.

Em função disto, a Teltec Solutions, empresa de Florianópolis que oferece serviços e soluções de tecnologia da informação e das comunicações nos principais mercados do país, contou com um aumento na demanda por parte do mercado de serviços digitais, produtividade, colaboração e nuvem.

Os principais serviços geradores deste crescimento referem-se a soluções para home office e acesso remoto e operações de qualquer lugar, de cibersegurança, produtividade e serviços de nuvem.

Para o diretor de tecnologia e inovação, Cesar Schmitzhaus, a aceleração da transformação digital foi outro movimento causado pela pandemia que abrangeu diversos setores, fazendo com que as organizações atualizassem suas estratégias e planejamentos para continuar as operações:

“Esses serviços recorrentes foram puxados, principalmente, pela movimentação das empresas de encaminharem seus colaboradores para o home office, buscando a continuidade dos negócios, com a preocupação com a segurança, colaboração e operações. Sob diversos aspectos, a nuvem tem sido o carro-chefe dessa transformação”.

A nuvem é a grande protagonista para as organizações que buscam redução de custos por meio de contratação dos serviços digitais e gerenciados.

De acordo com o relatório ISG Provider Lens™ Microsoft Ecosystem 2021 para o Brasil, a empresa foi indicada líder em dois quadrantes relacionados a serviços gerenciados para nuvem Azure e a serviços de aplicações Office 365, ambos destinados ao segmento de empresas de médio porte.

Essa mudança gera uma sequência de adaptações, como disponibilizar aplicativos e arquivos em nuvem para acesso a qualquer momento e de qualquer lugar.

Segundo os recentes resultados globais da Microsoft, relativos ao terceiro trimestre, a plataforma de nuvem Azure teve um crescimento de 50% de demanda, em comparação ao mesmo período do ano passado. Nesta direção, o consumo de nuvem da Teltec Solutions atingiu 71% de crescimento.

SEGURANÇA E OCNTINUIDADE DOS NEGÓCIOS

A Teltec Solutions é parceira Licensing Solution Provider (LSP) da Microsoft para serviços no Brasil, tendo incrementado as ofertas na nuvem com soluções de segurança.

Um exemplo disto vem do Banco Semear que optou por serviços digitais para suportar o forte crescimento da instituição em seu foco na inclusão e educação financeira dos clientes e, ao mesmo tempo, garantir a segurança cibernética das informações em tempos de Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e trabalho remoto.

Os novos serviços fizeram toda a diferença no banco. Foi a partir da migração da infraestrutura de servidores do banco para a nuvem Microsoft Azure que surgiu a necessidade de firmar a segurança no ambiente virtual.

Com a migração para a nuvem, as soluções de segurança cibernética ainda continuaram, por um tempo, on-premises, o que dificultava o monitoramento correto das informações migradas e poderia até mesmo limitar os benefícios obtidos pela nuvem. 

Dessa forma, o Banco Semear optou pela segurança integrada para a nuvem possibilitando classificar, rotular e proteger as suas informações, além de criptografar tudo o que estava trafegando, por exemplo, por e-mail, e a trabalhar com Múltiplo Fator de Autenticação (MFA).

A migração para a nuvem na Editora do Brasil (EBSA), produtora de conteúdo para estudantes da educação infantil, ensino fundamental I e II e ensino médio, projetada pela Teltec Solutions, trouxe um custo/benefício elevado.

Apesar de a mudança ter sido feita pouco antes do decreto de distanciamento referente à pandemia, a continuação dos trabalhos da empresa só foi possível pela digitalização.

A migração do Data Center On-Premises para a nuvem Azure trouxe economia e agilidade para a editora.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail