Siga nas redes sociais

Search

De lista telefônica impressa para uma plataforma digital: como o guiafacil.com pivotou o negócio

Foto: divulgação

Muito se fala sobre pivotar negócios, são vários os exemplos que aparecem diariamente no mercado, principalmente quando falamos de startups.

A Guia Fácil Comunicação, detentora do produto guiafacil.com, completou em fevereiro, 24 anos e há 3 anos tomou uma decisão extremamente relevante para o negócio: deixar de comercializar o guia impresso e investir 100% dos seus esforços em um mercado que até então havia sido tratado no paralelo, o digital.

A decisão foi tomada em decorrência de uma análise principal: comportamento do consumidor. Obviamente que o custo operacional de vender, produzir e distribuir 600 mil listas telefônicas por ano em Santa Catarina também foi um outro ponto considerado no processo de transição, tudo isso aliado à mudança de hábito de consumo de informação dos consumidores.

“Quem gere um negócio, ou ocupa posições de liderança em alguma empresa, compreende que tomar certas decisões é desgastante e, por vezes, a mudança acontece muito mais devagar do que o previsto inicialmente. Somente a habilidade e acompanhamento das principais cabeças da operação e o comprometimento das equipes tornaram isso possível”, destaca Marcos Deschamps, CEO da Guia Fácil Comunicação.

Alguns desafios identificados pela empresa na época foram: processos, pessoas, alterações no próprio produto digital e também, como migrar a base existente de clientes do impresso para o digital, visto que existia uma cultura construída acerca do off-line.

“Quando falamos em mudança sabemos que existe uma resistência natural do ser humano em relação à ela. Portanto, a primeira preocupação da empresa foi a de fazer o convite para seus colaboradores participarem dessa virada. Afinal, para muitos isso impactou diretamente na execução de novas tarefas e na adaptação a um novo ritmo de trabalho. A gestão de todo o processo de vendas, financeiro e publicação dos anúncios foi digitalizada. Com isso foi possível ganhar tempo e, o mais importante, diminuição de custos operacionais”, complementa o empresário.

Em relação a processos muita coisa foi revisada, alterada e alguns foram descontinuados. O departamento de vendas passou por muitas mudanças nos últimos 3 anos, com tickets diferenciados e a experiência dos consumidores digitais em relação a experimentação, no qual a empresa teve que se adaptar em relação à oferta, fidelização e aumentar ainda mais os resultados e a efetiva percepção deles para seus clientes.

Em relação ao produto foram feitos investimentos pesados em relação à performance e reestilização. A implementação de diversas técnicas de SEO avançadas e outras até bem simples foram realizadas para que a empresa aumentasse seus resultados em um curto espaço de tempo.

“A inclusão do WhatsApp dentro do site também resolveu um problema para nossos clientes, que em sua grande maioria são prestadores de serviço, o de garantir o contato através da ferramenta de negociação mais comum do Brasil. Até o momento já houveram mais de 800 mil solicitações de atendimento para nossos anunciantes através dessa ferramenta. Tudo hoje é pensado dentro da seguinte lógica: Fazendo isso a gente aproxima o consumidor do nosso cliente de forma simples e ajuda o mercado local? Sim. Então vamos fazer”, comenta Marcos.

Mensalmente são mais de 6 milhões de acessos únicos, o que representou um crescimento em 10 vezes nos últimos 3 anos, 8 milhões de páginas visualizadas, quase 30 mil conversas no WhatsApp iniciadas via ferramenta por mês e, em média, 170 clientes novos.

A meta é chegar aos 10 milhões de acessos únicos até o final deste ano e abrir o canal de e-commerce para possibilitar o crescimento de forma exponencial.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail