Siga nas redes sociais

Search

BRF quer zerar emissões de gases até 2040

Foto: divulgação

A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, assume a partir de hoje o compromisso em ser Net Zero em emissões de gases de efeito estufa (GEE) até 2040, tanto em suas operações como em sua cadeia produtiva.

Para isso, serão implementadas ações para reduzir, até 2030, 35% das emissões diretas geradas pelas operações da empresa e indiretas originadas pelo consumo de energia elétrica ou térmica e 12,3% das emissões indiretas e que não pertencem à companhia, além de neutralizar emissões residuais até 2040

Com o avanço desta jornada, a empresa aderiu à Science Based Targets (SBTi) por meio da carta de ambição para 1,5º C.

“A mudança climática é um desafio global urgente e todos precisam fazer sua parte para reverter esse quadro. Com as novas metas, reforçamos o nosso comprometimento com a agenda ESG, mostrando que é possível seguir com a Visão 2030, estratégia de crescimento da companhia, e ao mesmo tempo, garantir que nossas ações sejam feitas de forma responsável, inovadora e que impactem positivamente o meio ambiente, a cadeia produtiva e as comunidades em que estamos inseridos”, destaca Lorival Luz, CEO global da BRF.

Ao assumir o compromisso, a empresa identificou um conjunto de iniciativas em quatro frentes prioritárias para a sua cadeia de valor, que incluem:

  • compra sustentável de grãos.
  • fomento à agricultura de baixo carbono.
  • aumento do uso energia renovável.
  • incremento da eficiência operacional.

A BRF também investirá em fontes de energia renovável, como a eólica e a solar, para que mais de 50% da energia elétrica consumida pela operação seja proveniente de fontes limpas até 2030.

Para implementar agricultura de baixo carbono nas cadeias de aves e suínos, a empresa dará escala à utilização de energia solar aos mais de 9,5 mil produtores integrados, bem como em incubatórios e granjas próprias.

Outra tecnologia que também terá impacto nas granjas será utilização de biogás para geração de energia.

Nas operações industriais, onde ficam estabelecidas as atividades de manufatura, a empresa utilizará novas tecnologias para o tratamento eficaz de efluentes e resíduos, a fim de reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

Na área de logística, recentemente, haverá a construção de um novo centro de distribuição (CD) no Espírito Santo, que ocupará uma área de 13 mil metros quadrados e será o mais sustentável de suas operações, contando com painéis solares com capacidade para gerar até 1,5 megawatts de energia.

Além da geração solar, a nova instalação terá reaproveitamento de água, inovações na geração de frio e veículos com zero emissão de gás carbônico. 

Leia outras notícias da BRF clicando aqui.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail