Siga nas redes sociais

Search

Empresas de SC participal de projeto que vai desenvolver espécie de eucalipto tolerante à seca

Foto: divulgação

A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) se uniu a 15 empresas do setor florestal para desenvolver, por meio da biotecnologia, eucalipto tolerante à seca.

A proposta é ter novas espécies da planta que possuam produtividade igual ou superior aos disponíveis no mercado para plantio comercial. O

A solução tecnológica surge como uma resposta do setor industrial à escassez hídrica que o Brasil tem vivenciado nos últimos anos.

As mudanças climáticas geram impactos negativos no cultivo de várias espécies de valor econômico, incluindo as florestas plantadas da espécie.

Estão sendo realizados três testes clonais em três locais diferentes – Inhambupe (BA), Três Lagoas (MS) e Bocaiúva, (MG), totalizando mais de 200 clones propagados.

O coordenador operacional do projeto, Guilherme Mendes, destaca que o objetivo é buscar complementariedade entre as espécies e sinergia entre as empresas participantes:

“Temos uma rede de experimentos em várias regiões do Brasil com histórico de seca, com materiais genéticos potencialmente tolerantes ao déficit hídrico”.

O projeto reúne importantes players do setor florestal: AB Florestal, Aperam, ArcelorMittal, Bracell, Cenibra, Cmpc, Duratex, Eldorado Brasil, Gerdau, International Paper, Klabin, Minasligas, Suzano, Vallourec e Veracel.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail