Siga nas redes sociais

Search

Senai e Governo do Estado assinam convênio para capacitar mais de 2 mil detentos para trabalho no setor têxtil

Foto: Peterson Paul

O Governo do Estado e o Senai estão somando forças para ampliar o número de detentos aptos a trabalhar no sistema prisional de Santa Catarina.

O governador Carlos Moisés assinou nesta segunda-feira, dia 9, um convênio para possibilitar o treinamento de 2,1 mil apenados em cursos profissionalizantes na área têxtil.

O investimento do governo na ação, incluindo a construção de galpões e a compra do maquinário, supera os R$ 30 milhões. Para o Senai, serão destinados quase R$ 1,1 milhão para as atividades de capacitação de 81 turmas.

São quatro opções de aulas: Costura Industrial, Manutenção de Máquinas de Costura, Auxiliar de Logística e Noções de Corte e Serigrafia.

Em um primeiro momento os detentos deverão produzir os novos uniformes para os alunos da rede estadual de ensino.

Segundo o secretário de Administração Prisional Socioeducativa, Leandro Lima, a iniciativa inicialmente abraçará as unidades de Chapecó, Criciúma, Curitibanos, Itajaí e São Miguel Do Oeste.

“Temos o objetivo de atender demandas do próprio Estado proporcionando a redução de penas e a ressocialização. Faremos o treinamento e a capacitação para que esse detento volte para a sociedade em condições de cumprir o seu papel como cidadão”, destaca.

Quase 5 mil detentos trabalham no sistema prisional catarinense, o que representa cerca de 20% do total. A expectativa é que as primeiras turmas sejam capacitadas até o começo de outubro.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail