Siga nas redes sociais

Search

Por que precisamos de performance digital em gestão pública?

Compartilhe

Servidores em conversa sobre a gestão pública digital. Foto: divulgação

Para trabalhar no serviço público a pessoa precisa querer ajudar. Ainda muito longe do ideal de entrega, estamos hoje criando a mudança que alguns daqui há dois ou cinco anos vão chamar de futuro. O fato é que no cenário atual todos estamos cansados da performance da gestão pública herdada do século passado.

Além disso, a transformação digital desses órgãos não acontece apenas com a contratação de um software. Existem pessoas nesse processo que precisam ter todo o trabalho adaptado, precisam de ferramentas que funcionem.

A 1Doc é uma plataforma de simplificação e acesso, uma espécie de relações públicas digital da entidade, que facilita a comunicação e o atendimento da prestação de serviços do órgão público com o cidadão. 

Em Balneário Camboriú, o tempo para baixa de empresa era de 30 dias, agora é 7 dias. Aracaju, conta com milhares de serviços internos e externos disponíveis. Essas demandas podem ser abertas de qualquer lugar, a qualquer hora do dia, sem necessidade de deslocamento físico e tudo isso de forma transparente e segura. O processo é iniciado e encerrado virtualmente, possibilitando que o cidadão monitore e acompanhe cada etapa do atendimento. 

Como cidadão, o que esperar do serviço público? Alterar a estrutura para que não haja acomodação. Aqui é uma questão de regras, uma questão cultural, as pessoas precisam buscar o melhor serviço entregue possível. Hoje sabemos que não precisamos mais ir até um órgão público entrar com um processo e esperar meses para que uma assinatura aconteça.

Acreditar que o papel é a melhor opção para a tramitação de documentos é dificultar o que de fato é muito simples. A analogia a se fazer é, como continuar insistindo em usar um orelhão com fixas ao invés de usar a tecnologia de um smartphone. Imagine, se as eleições fossem online, que tal?

Enquanto isso, a apresentação de metas e dados de performance, de forma oficial, também depende do apoio federal e estadual para instituir regras de resultados, com processo de desenho e prazo das demandas. Hoje estamos fazendo a transformação digital acontecer em 25 estados do Brasil.

Na análise do especialista em govtechs e co-founder da Meryt, Lucas Prado, “a 1Doc é muito mais do que transformação digital, mas sobretudo uma solução de acesso à administração pública, uma ponte moderna e transparente entre a sociedade e o poder público”.

Como usuário da plataforma de protocolo digital, ele já contactou cerca de 21 entes públicos em diversas regiões do país, obtendo respostas em menos de 48h e com o acompanhamento da tramitação em tempo real, através do e-mail, tudo sem sair de casa. 

Segundo levantamento do Atlas do Estado, realizado pelo IPEA, no Brasil temos mais de 11,5 milhões de servidores públicos distribuídos em aproximadamente 110 mil entes públicos. Se relacionar com eles por meio de papel, além de extremamente oneroso seria extremamente burocrático, a 1Doc torna isso possível.

A adaptação ao formato digital do serviço público interno e externo, ou seja, a reinvenção da administração pública, está acontecendo agora.

O processo de implantação da plataforma tem como objetivo colher os requisitos necessários, analisar processos, adequar da melhor forma a 1Doc e capacitar usuários sobre documentos eletrônicos.

No primeiro semestre, a 1Doc teve mais de 9 mil horas de treinamento dos servidores municipais. Mais que um software, um modelo de performance do serviço público que prioriza a inteligência administrativa digital, com foco em economia, resoluções da gestão, relacionamento e integração. 

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail