Siga nas redes sociais

Search

Logística: uma enorme oportunidade para investimentos

Foto: divulgação

Por Marcelo Wolowski, sócio e fundador da Invisto.

Recentemente, foram divulgadas notícias sobre nosso investimento na Equilibrium, uma plataforma tecnológica de orquestração logística destinada a grandes clientes varejistas, indústrias e também distribuidores. Mas por que investimos nela?

A história da Invisto neste segmento está associada à sua origem. Em nosso primeiro fundo, ainda como Bzplan e Fir Capital, investimos em 2013 na Axado, dos empreendedores Guilherme Reitz e Leandro Baptista, que em aproximadamente 3 anos e meio foi adquirida pelo Mercado Livre.

A principal premissa na época, destacada pelo então investidor anjo e atual sócio da Invisto, Marcelo Amorim, foi: “este é um mercado enorme e cheio de problemas e ineficiências.”

Passaram-se quase 8 anos desde o investimento na Axado até a tomada de decisão para investir na Equilibrium. Cumprimos “quarentena” e uma nova oportunidade nos foi ofertada.

Desta vez, os empreendedores Marcos Arantes e Fábio Nunes trouxeram novidades tecnológicas, uma visão moderna das soluções propostas, e uma experiência na área até então rara em muitos empreendedores deste segmento.

Atualizando as conversas e o conhecimento a respeito do setor, chegamos a conclusão que a premissa ainda segue válida:

  • O mercado continua gigante e seus problemas só aumentam.
  • Os operadores logísticos ficaram especialistas.
  • Faz-se necessário conectar estas diferentes especialidades de transporte.
  • A última milha passou a ser determinante para a competitividade dos grandes varejistas.
  • O consumidor exige cada vez mais uma entrega rápida e rastreada.
  • A demanda por logística reversa só aumentou.

Enfim, a logística passou a ser fundamental na operação de grandes empresas. Um estudo realizado pela AWRO Associados Logística e Participações identifica que a demanda por serviços de logística aumenta em razão três vezes superior à variação do PIB, ou seja, diante da perspectiva favorável de crescimento sustentável de 5% podemos esperar uma expansão de mercado em torno de 15% ao ano durante longo período.

A busca por eficiência provocou o mercado e vivenciamos um movimento importante de consolidação neste segmento.

Apenas para citar alguns casos, vimos a Sequoia Logística, empresa investida do fundo Warburg Pincus, realizar diversas aquisições desde 2019, e a Austral Logística, da Bahia, vendeu sua unidade de transporte refrigerado para a SuperFrio, controlada pelo Pátria.

Um movimento similar é vivenciado junto aos grandes varejistas que buscam soluções tecnológicas de logística.

A Magazine Luiza já realizou algumas operações neste segmento, como por exemplo as aquisições da GFL Logística, SincLog e Sode.

A B2W, que detêm as operações da Americanas e Submarino, adquiriu a Shipp e a Packk para otimizar e digitalizar seus processos de entrega ao consumidor final. 

Empresas de tecnologia também avançam neste sentido. É o caso da Senior Sistemas, de Blumenau, que já fez pelo menos 3 aquisições em logística. Sem falar no Mercado Livre que só aumenta seus investimentos em logística e distribuição.

O investimento na Equilibrium vai de vento em popa. A empresa conquistou clientes muito importantes e relevantes, e conseguiu consolidar sua plataforma de orquestração logística muito rapidamente, diferenciando-se tecnologicamente com soluções modernas aderentes às novas demandas da indústria e comércio.

A empresa saiu de “zero” a R$ 300 mil de receita recorrente mensal em menos de 1 ano após nosso investimento realizado em parceria com investidores anjos e outro fundo de investimentos.

O time só cresce e novos talentos são contratados mensalmente. A empresa se prepara para um novo salto e seguimos otimistas quanto ao sucesso desses empreendedores e investimento feito pela Invisto.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail