Siga nas redes sociais

Search

Grupo Malwee apresenta Plano ESG 2030

Foto: divulgação

Reconhecida pelo pioneirismo em moda sustentável, o Grupo Malwee, de Jaraguá do Sul, apresenta oficialmente seu Plano ESG 2030.

O lançamento acontece durante a participação do CEO da companhia, Guilherme Weege, na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP-26).

O documento endossa os compromissos da organização, direcionando sua atuação para grandes desafios enfrentados pela humanidade, entre eles, o enfrentamento ao aquecimento global com metas científicas aprovadas pela Science BasedTargets (SBTi).

“Já reduzimos 75% das emissões nos últimos cinco anos, investindo em energia renovável em nossa operação. Agora, o compromisso é chegar em 2030 com mais 50% de redução, em relação a 2019, e 58% na cadeia”, ressalta o empresário. 

Além das metas de redução de CO², também alinha os negócios da empresa aos conceitos da economia circular e do olhar para o consumidor como principal agente de transformação social.

“Para sustentarmos a vida no nosso planeta precisamos de uma visão voltada para a circularidade. Já temos várias iniciativas e algumas até pioneiras, em moda circular. Mas queremos ir além, envolvendo toda nossa cadeia de valor e nossos consumidores”, complementa.

Entre os desafios da empresa para 2030 está que 100% das roupas fabricadas para as marcas sejam produzidas com matérias-primas e/ou processos sustentáveis, além de promover a reciclagem e a logística reversa em toda sua cadeia de valor.

O Plano ESG 2030 foi construído, de forma participativa, por mais de 100 pessoas entre colaboradores de diversas áreas da companhia, clientes lojistas, consumidores, fornecedores e representantes da sociedade que elegeram os seis temas prioritários de atuação da empresa, entre eles, água, recursos materiais, trabalho digno, diversidade de gênero e de raça.

Este é o segundo compromisso público assumido pela empresa. Em 2015, a empresa foi a primeira do setor de moda brasileiro a lançar um Plano Estratégico de Sustentabilidade com objetivos e metas para 5 anos.

“Estamos em um novo momento. Vivemos um cenário mundial ainda mais desafiador que exige mudanças concretas no jeito de fazer negócio e de nos relacionarmos com o planeta e com a sociedade.  Estamos nos desafiando com metas ainda mais ousadas e baseadas na ciência, priorizamos o conceito de circularidade nos negócios”, explica Taise Beduschi, gerente de sustentabilidade do Grupo Malwee.

Malwee Transforma

“Criamos um laboratório para reunir iniciativas e incubar produtos e processos inovadores, que tenham impacto positivo no planeta e utilizem da melhor maneira possível os recursos naturais. O laboratório também será um lugar de encontro para gerar parcerias, fortalecer e disseminar uma nova forma de consumir e produzir moda”, explica Guilherme Moreno, gerente de marketing da marca Malwee.

Segundo ele, esse projeto nasce com quatro frentes de atuação: o desenvolvimento e evolução de produtos e collabs produzidos de um jeito inovador, um hub digital (e futuramente físico) que promova informação e gere conhecimento sobre produtos e práticas mais sustentáveis, uma frente de compartilhamento de informações entre indústrias para promover soluções mais sustentáveis no jeito de produzir moda e uma frente voltada para a capacitação de profissionais que atuem sob esse mindset de moda mais sustentável (em parceria com grandes instituições de ensino).

Confira detalhes das metas do Plano ESG 2030 do Grupo Malwee:

  1. METAS AMBIENTAIS

Tema: Mudanças climáticas

As emissões de gases de efeito estufa do Grupo Malwee, calculadas em 2019, correspondem a 118,9 mil ton CO2 eq. No escopo 1 (emissões diretas dentro do Grupo Malwee), representa 6%; escopo 2 (emissões devido ao uso de energia), 2% e no escopo 3 (emissões indiretas que ocorrem na cadeia de valor), 92%. Este último é o nosso principal desafio.

O Grupo Malwee, após uma redução de 75% das emissões de gases de efeito estufa em suas operações, compromete-se em reduzir até 2030:

Meta 1 (redução interna): 50% das emissões de gases de efeito estufa dos escopos 1 e 2 , em relação à 2019

Meta 2 (Redução de Cadeia de Valor):58% as emissões de gases do efeito estufa dos materiais e serviços comprados, por peça de roupa  produzida internamente, em relação à 2019

Meta 3: Ser Net Zero até 2050

Tema: Uso de Recursos Materiais

Matérias-primas e Processos: Até 2020, o Grupo Malwee considerava “produto sustentável” todo aquele que possuía mais de 10% de fibras de menor impacto ambiental em sua composição. Já os processos, não havia limite. A partir destes critérios, a empresa alcançou 91% de produtos fabricados com matérias-primas ou processos mais sustentáveis, e 24% dos modelos produzidos com matérias-primas.

Para 2030, aumentou a exigência e será considerado como “produto sustentável” aquele que conter, no mínimo, 30% de matérias-primas sustentáveis em sua composição e/ou apresentarem uma redução de 50% do impacto do processo considerado mais sustentável.

Meta 1:O Grupo Malwee se compromete em ter 100% dos produtos fabricados com matérias-primas e/ou processos com menor impacto ambiental em sua cadeia de produção  até 2030.

Meta 1.1:  Compromete-se em aplicar crescentemente os princípios da circularidade nos negócios, assim como aumentar o uso de materiais provenientes de processos circulares em suas operações.*

* Meta à ser definida na revisão do Plano ESG em 2025

Embalagens: No último Plano de Sustentabilidade 2020, o Grupo Malwee focou em dar o destino correto e reduzir os resíduos gerados em suas operações. Os esforços continuam, mas, para 2030, acrescentou metas relacionadas aos resíduos dos produtos na ponta da cadeia de consumo e nas pré-cadeias. A partir de agora, darão atenção em como recebem insumos e matérias-primas, mapeando oportunidades de logística reversa e reuso de embalagens de nossos fornecedores.

Meta 2 (Embalagens):Eliminar o uso de plástico de origem fóssil das embalagens de produto, com 100% das embalagens de fonte renovável e reciclável até 2030.

Meta 3 (Cadeia de Valor): Promover a reciclagem e a logística reversa em toda cadeia de valor *

* Meta a ser definida na revisão do Plano ESG em 2025

Tema: Água

O setor têxtil é responsável por 20% da poluição da água e o Grupo Malwee como grande consumidor, continua sua jornada de redução deste recurso tão essencial para o planeta e a vida humana.

As roupas fabricadas pelo Grupo Malwee utilizam 25% menos água que a média do mercado nacional. Todos os trabalhos implementados nas plantas da empresa, entre 2014 e 2020, permitiram uma redução do consumo total de água, em valor absoluto, em 36%.  Há mais de 15 anos investimos na implantação de uma moderna Estação Ecobiológica de Tratamento de Efluentes (foi a primeira deste tipo na América Latina).

Meta 1 (Quantidade): Reduzir em 30%  o uso de  água captada por peça produzida na nossa indústria até 2030, em relação à 2020.

Meta 2 (Qualidade): Zero substâncias restritas nos efluentes da nossa indústria até 2030 em relação à 2020

Meta 3 (Cadeia de valor): Calcular a pegada hídrica organizacional e promover ações de redução de consumo de água ao longo da cadeia*

* Meta a ser definida na revisão do Plano ESG em 2025

  1. METAS SOCIAIS

Tema: Trabalho Digno

 O Grupo Malwee alcançou em 2020:

●   58% dos fornecedores avaliados;

●   61% dos fornecedores de matéria-prima e serviços auditados;

●   73% das facções certificadas ABVTEX.

Meta 1 (Cadeia de Fornecimento):Garantir 100% de rastreabilidade e transparência das condições de direitos humanos na cadeia de fornecimento até 2030.*

* Esta meta prevê aplicação de tecnologia blockchain ou similar para tornar rastreável e pública toda a cadeia de fornecimento do Grupo Malwee.

Meta 2 (Cadeia de Fornecimento):Manter 100% de fornecedores na categoria de excelência em direitos humanos até 2030.

Meta 2.1:  100% de fornecedores críticos certificados*

Meta 2.2:Tolerância zero para violação em toda a cadeia de fornecimento:  trabalho análogo ao escravo, trabalho infantil, assédio e estrangeiro irregular.

*Fornecedores críticos são todos os fornecedores com alto risco de violação dos direitos humanos nas suas atividades: facções, privatelabel nacional e importado.

Meta 3 (Interna): Estruturar ações internas para avançar na promoção do salário digno*.

* Meta a ser definida na revisão do Plano ESG em 2025

Tema: Equidade de Gênero

Nosso retrato de 2020 apresenta:

●   66% de mulheres no nosso quadro de colaboradores

●   68 % ocupando cargo de coordenação

●   30% gerência

●   17% diretoria

Meta 1 (Interna): No mínimo 50% de mulheres em todos os níveis de liderança até 2030.

Meta 2 (Interna):Equidade salarial entre gêneros em todas as camadas funcionais até 2030.

Meta 3 (Cadeia de valor):Estimular a cadeia de valor a adotar as metas de equidade de gênero e fomentar o desenvolvimento das mulheres empreendedoras.*

* Ampliar programas de empreendedorismo, como o do SEBRAE, para o multimarca e em facções, com foco em mulheres.

* Meta a ser definida na revisão do Plano ESG em 2025

Tema: Diversidade Racial

O cenário em 2020 apresenta que apenas 0,6% dos nossos colaboradores se identificam como pessoas negras. Entende-se que o Grupo Malwee tem uma grande jornada para alcançar suas metas de equidade racial a fim de refletir a representatividade regional das localidades onde se encontra. A empresa está estruturando seu primeiro censo para conhecer melhor sua realidade e traçar suas estratégias para o alcance de suas metas.

Meta 1 (Interna):Ter no mínimo 35% de pessoas negras e/ou indígenas no quadro geral de funcionários até 2030

Meta 2 (Interna): Alcançar a representatividade regional refletida na companhia até 2030

Meta 3 (Cadeia de Valor):Fomentar a equidade de raça e inclusão na cadeia de valor, estimulando o letramento racial até 2025*

* Meta a ser definida na revisão do Plano ESG em 2025

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail