Siga nas redes sociais

Search

Tecnologia acelera o setor jurídico e será indispensável no próximo ano

Foto: divulgação

Por muito tempo, escritórios de advocacia e departamentos jurídicos foram resistentes à automação de atividades internas.

Com a pandemia e seus efeitos, o uso de tecnologias foi acelerado em uma escala gigantesca, gerando impacto direto e positivo na produtividade e eficácia corporativa tanto de escritórios como dos departamentos jurídicos. 

Em 2022, a utilização de tecnologia será ainda mais intensa, movida por tendências como a intensificação da cibersegurança, rastreamento de dados remoto, crescimento de plataformas de Inteligência Artificial (IA) e Aprendizado de Máquina (ML), otimização de relatórios, análises e KPIs, além de maior automação no fluxo de trabalho.

“No ano que vem, prevemos uma diminuição de atividades repetitivas e melhoria das tomadas de decisões com base em dados oferecidos por plataformas de softwares jurídicos”, analisa Cristiano Silva, diretor de marketing da Projuris, que aua com tecnologia de inteligência jurídica.

O profissional complementa como a pandemia impactou o universo jurídico:

“Várias atividades que antes eram presenciais não precisam mais ser assim, permitindo que tanto o contencioso quanto o consultivo de empresas funcionem de forma remota”.

Um dos exemplos são as audiências, que passaram a ser feitas de forma remota, a criação do balcão virtual para atendimento a advogados e à população e, ainda, a adoção da assinatura digital de documentos.

Entre os maiores desafios para o setor, de acordo com ele, está a estruturação de bases de dados validados para as tomadas de decisão:

“Considerando que é possível trabalhar tanto com jurimetria quanto com volumetria para este fim, é imprescindível que os dados tenham volume e qualidade”.

TENDÊNCIAS

Em 2022, as áreas que vão se destacar ainda mais serão o direito da saúde, com o avanço da telemedicina, o direito digital, por conta da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), o direito ambiental, o compliance e o marketing jurídico digital. 

“Também haverá crescimento dos setor nas áreas de energia e agro, que devem continuar a crescer muito nos próximos anos. Este crescimento acelerado sempre gera impactos para o jurídico ou para a gestão inteligente de ativos e passivos das empresas”, avalia.

Também se espera a consolidação do Direito 5.0 que, além de incorporar a tecnologia, caracteriza-se pelo foco no ser humano, prezando pela prestação de serviços humanizados, que geram valor para o cliente. 

Dentro desse universo, separamos as principais tendências digitais para o setor jurídico:

CIBERSEGURANÇA

Em 2022, haverá uma  intensificação das regulamentações de privacidade e segurança de dados. A segurança cibernética se tornará a meta principal para proteger os dados legais de ataques online ou de qualquer acesso não autorizado. Além disso, o impacto das regulamentações de privacidade, no jurídico, se estenderá além da retenção de dados e  governança de informações.

“Será preciso considerar as implicações das leis de processamento de dados durante a coleta, preservação, revisão e produção de evidências, pois essas atividades deverão estar em conformidade com os mesmos regulamentos de privacidade de dados de outras partes da organização”, analisa.

RASTREAMENTO REMOTO DE DEMANDAS

Com os profissionais precisando resolver demandas jurídicas remotamente e, principalmente, precisando demandar tarefas, a possibilidade de rastrear e acompanhar será uma das fortes tendências do próximo ano. Softwares que possuem a gestão de demanda de equipe e permitem o acompanhamento delas serão o diferencial para os advogados.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

As plataformas de Inteligência Artificial (IA) e Aprendizado de Máquina (ML) continuarão ganhando destaque no setor jurídico nos próximos anos, pois é essa tecnologia que lidera o caminho para melhorar a eficiência e a produtividade dos escritórios de advocacia. Departamentos e escritórios de todos os tamanhos podem reduzir o tempo administrativo gasto em tarefas, e processos como gerenciamento de contratos e documentos são simplificados por meio de inovações importantes nas plataformas de inteligência legal.

RELATÓRIOS, ANÁLISES E KPIS

No caso de grandes escritórios de advocacia ou grandes departamentos jurídicos, o conhecimento sobre a gestão de suas operações deve ser uma prioridade. Portanto, uma plataforma que forneça ferramentas otimizadas de relatórios, análises e KPIs (Indicador-chave de Performance), que ajuda os usuários a atingir seus objetivos, modificando a prática de trabalho para se tornarem mais produtivos e eficientes, é indispensável. 

“Olhando para 2022, os profissionais precisam também focar no rastreamento de seus KPIs, um processo que reduz o risco executando e examinando regularmente os dados em seus sistemas”, destaca o profissional.

AUTOMAÇÃO DE FLUXO DE TRABALHO

De acordo com a Deloitte, mais de cem mil funções jurídicas serão automatizadas até 2036. Neste contexto, um software de gestão serve para automatizar processos e tarefas, tornando processos jurídicos complicados, mais fáceis de gerenciar e mais eficientes.

“Quer se trate de processos, comunicações com o cliente ou gestão financeira, um sistema tem o poder de facilitar a demanda diária fazendo com que escritórios e departamentos sejam recompensados com eficiências”, pontua.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail