O sucesso do negócio pode ser uma questão de experiências

Escutamos o termo “experiência do cliente” o tempo todo, não é? Mas o que isso significa de verdade? A experiência do cliente depende de vários fatores e de como ele se sente em cada ponto de contato com sua marca (seja propaganda, contato com o atendimento ao cliente, navegação no site, jornada de compra, recebimento e uso do produto ou serviço, etc…), mas, no fim, tudo pode se resumir à percepção que o seu cliente tem do seu produto, da sua marca ou da sua empresa.

Atualmente, temos uma tendência muito clara no mundo todo: as pessoas estão cada vez mais fiéis às experiências. Quando elas têm experiências ruins, elas simplesmente trocam de marca.

Se você já entendeu que a experiência do cliente é tudo na vida da empresa, você também já sabe que isso vai ser importante para você ganhar vantagem diante dos concorrentes, diminuir custos e aumentar o valor do seu negócio. Além disso, há outras vantagens em se criar uma estratégia de Customer Experience (CX):

  • Uma boa estratégia de Customer Experience ajuda a reduzir a rotatividade de clientes, uma vez que constrói relacionamentos de longo prazo.
  • Coloca todo o time da empresa em acordo com as necessidades dos clientes e evita que cada área tenha sua estratégia ou objetivos diferentes.
  • Cria oportunidades de soluções inovadoras para as necessidades dos clientes.
  • Ajuda a mudar o foco do negócio que antes era apenas resultados financeiros para, também, a satisfação do cliente.

Uma estratégia de Customer Experience deve fazer parte da cultura da empresa. Os colaboradores devem ser treinados, incentivados e se sentirem seguros para estabelecer uma conexão diferente com os clientes. E é muito importante que essa cultura venha do topo da empresa em efeito cascata.

É importante lembramos que adquirir novos clientes é muito mais caro do que manter os atuais. Por isso, cada ponto de contato com o cliente deve ser muito bem pensado, para que ele sinta que suas necessidades estão sendo atendidas.

Os clientes felizes são os melhores promotores e defensores da sua marca. O mercado está cada vez mais competitivo e um bom atendimento não é mais um diferencial. É preciso fornecer “a experiência” ao cliente para se destacar da concorrência.

A experiência do cliente é uma responsabilidade de todos na empresa, e só vai funcionar se, independentemente do nível do colaborador, todos que tiverem alguma proximidade com o cliente, seja atendendo no call center, respondendo comentários nas redes sociais ou site, seja visitando pontos de venda físicos e assim por diante. Deve se levar em conta que todas as áreas da empresa possuam o mesmo comportamento, de colocar o cliente como centro de todas as estratégias.

você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência, mas você pode optar por não permitir, se desejar. Entendi Saiba mais