Siga nas redes sociais

Search

Business agility: uma competência estratégica para as organizações

Foto: Tierney/AdobeStock

Business Agility é um modelo que busca aumentar a capacidade de uma organização adaptar-se às constantes transformações do mercado, tornando-a cada vez mais competitiva e bem-sucedida na era digital. Ou seja, seu potencial de se manter alinhada à volatividade do mercado e das pessoas, através de soluções inovadoras, habilitadas para os meios digitais e focada no cliente/consumidor final.

Estamos vivendo a década de Business Agility e, cada vez mais, essa competência é considerada estratégica para as organizações. O assunto está na pauta dos níveis executivos porque é imprescindível que as organizações, seja qual for o setor ou tamanho, desenvolvam e aprimorem continuamente a capacidade para se antecipar, adaptar e acelerar constantemente a entrega de valor, para responder de forma efetiva às oportunidades e os desafios do negócio.

Em um piscar de olhos tudo parece mudar. Essa é a velocidade atual do mercado mundial. De onde vem essa mudança? O que impulsiona essa evolução?

“Estamos a bordo de uma revolução tecnológica que transformará fundamentalmente a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos. Em sua escala, alcance e complexidade, a transformação será diferente de qualquer coisa que o ser humano tenha experimentado antes”, disse Klaus Schwab, em seu livro A Quarta Revolução Industrial.

Business Agility tem a sua origem na metodologia ágil (ou agile), conceito e aplicação que se difundiu especialmente no mercado de desenvolvimento de softwares. Em um ambiente ágil, a colaboração com o cliente/consumidor é essencial, bem como a capacidade e resiliência de responder as mudanças, no ambiente do ágil, a arquitetura é organizada de forma que os indivíduos/pessoas sejam a prioridade.  

A adoção do Business Agility na prática, deve se dar através de uma proposta holística onde se torna fundamental que a organização tenha o ágil no seu core business, e não somente adote ferramentas e/ou técnicas de agilidade. O ágil no negócio deve ser um processo estratégico de ponta-a-ponta, bem como existir mudanças fundamentais em toda a organização como:

  • Fluidez e flexibilidade com colaboradores e equipes com fácil mobilidade entre funções
  • Times com autonomia e independência, sempre buscando a agilidade
  • Ter confiança, empoderamento e liderança como palavras-chaves na execução de tarefas
  • Possuir uma estrutura e um ambiente que permita a criatividade e a espontaneidade, entre outras

Além da necessidade de se adaptar, e se adaptar de forma ágil, a adoção do “ser ágil” pode trazer uma série de qualidades que beneficiam o negócio, como:

  • Maior flexibilidade operacional
  • Processo organizacional mais ágil
  • Maior adaptabilidade às mudanças
  • Melhor capacidade de alcançar o mercado, entre outras

Em meio as transformações que estão ocorrendo em virtude da Quarta Revolução Industrial, é importante que o Business Agility, esteja na pauta de todo o gestor, executivo ou empreendedor afim de que as suas organizações possam se beneficiar das mudanças oportunizadas por este modelo, assim respondendo de forma cada vez mais ágil as necessidades de um mercado em constante e rápida transformação.

Compartilhe

CEO da GMO Sistemas

Leia também

Receba notícias no seu e-mail