Siga nas redes sociais

Search

O design é só para os designers?

Foto: Sylverarts/AdobeStock

Como juntar habilidades diferentes, pessoas diferentes para resolver problemas? Mudando à nossa maneira de pensar, podemos fazer isso usando o Design Thinking.

“Pegue um pedaço de papel, um lápis e desenhe a pessoa que esta sentada ao seu lado em 30 segundos”.

Foi assim que Tim Brown, presidente e CEO da IDEO, uma das maiores consultorias de inovação do mundo, começou uma de suas palestras, em um TED Talk.

O resultado dessa brincadeira, faz todo o sentido para entender o que significa Design Thinking, conceito que vem mudando a dinâmica do mundo empresarial.

Em uma sala, depois de pedir que eles desenhassem a pessoa ao lado rapidamente, o que provavelmente se escutaria, seriam muitos pedidos de desculpas e risos.

Essa atitude mostra, que nós os (adultos), na maioria das vezes temos receio do julgamento alheio, pois a opinião do outro sempre impulsiona as nossas reações. Mostrar nossas ideias para os nossos pares, muitas vezes nos faz sentir vergonha, nos faz sentir medo.

No sentido inverso, fazer o mesmo exercício com as (crianças), evidencia um resultado bem diferente. Quando terminam os seus exercícios, exibem felizes o resultado, sem se importar com que os outros vão pensar.

Quando (crianças), o medo do julgamento ainda não está “enraizado”. Apenas quando se tornam adultas é que a maioria cria essa sensibilidade de julgamento, torna-se mais envergonhada e receosa.

A espontaneidade das (crianças), os medos e receios dos (adultos) o que tudo isso tem a ver com o Design?

Para os designers, conceber um produto, uma ideia ou um projeto, necessita de inspiração, do pensamento criativo estimulado, liberdade de expressão, comunicação e muito importante: a experimentação.

O pensamento do design, é um modo de encontrar soluções, que é focado na maneira como são feitas as perguntas, a fim de se ter um profundo entendimento do problema.

No mercado atual, a inovação e a criatividade são praticamente obrigatórias para toda e qualquer empresa, independente do seu porte e/ou seu segmento.

As perguntas a serem feitas para criar ou continuar produtos e/ou serviços precisam estar focadas nas necessidades de seus clientes, o foco não é mais “no” cliente, mais sim o foco “do” cliente, esta é uma grande mudança.

O Design Thinking, portanto, é o modo de pensar e resolver problemas complexos, que se inspira no modo de pensar dos designers, tendo como pilares básicos a empatia, a colaboração e a experimentação.

Por ser baseado em empatia, podemos dizer que é um processo centrado no ser humano, ou seja, a percepção e a perspectiva do ser humano passa a nos guiar a desenvolver soluções.

A grande quebra de paradigma nas empresas, passará pela mudança da visão somente em resultados financeiros para uma visão centrada no ser humano.

Design Thinking, não é só para os designers e pode ser utilizado por todos. Suas técnicas e ferramentas nos ajudam a entender o comportamento, perspectivas e percepções humanas, antes de criarmos soluções a fim de desenvolver novos produtos e/ou serviços ou resolver problemas.

Precisamos entender quem é realmente o nosso cliente, seus desejos e as suas necessidades, caso contrário teremos a grande chance de não atingimos êxito, e de não termos sucesso em nossa solução.

Compartilhe

CEO da GMO Sistemas

Leia também

Receba notícias no seu e-mail