Siga nas redes sociais

Search

A era do Supply Chain Management 4.0

Foto: thodonal/AdobeStock

Supply Chain Management (SCM) desempenha um papel fundamental para os processos de toda organização. Uma gestão bem feita pode trazer impactos positivos em diversos setores, incluindo seus parceiros de negócios. Na prática, pode significar mais lucro.

A gestão da cadeia de suprimentos, envolve vários processos dentro de um ciclo de produção que vai desde a pesquisa e desenvolvimento do produto, compra da matéria prima, recebimento, armazenamento, fabricação, venda, distribuição até chegar à venda, chegando ao consumidor final, passando por logística, transportes e o controle das finanças.

A integração de todas as áreas e os processos acima citados, tendo o seu fluxo eficaz, pode garantir a organização melhores resultados e uma maior competitividade frente a outras cadeia de suprimentos. Costumamos a dizer que a concorrência e a disputa pelo cliente, não é somente de empresa versus empresa, mais sim, cadeia de suprimentos versus cadeia de suprimentos.

A gestão da cadeia de suprimentos, age como uma facilitadora da logística colaborativa compartilhando informações, dando agilidade da comunicação entre os agentes da cadeia de suprimentos, possibilita maior controle de operações, diminuindo os riscos e aumentando a sincronização das operações, diminui o desperdício de tempo, combustível e outros recursos produtivos; possibilita maior responsividade das operações a condições adversas, com maior velocidade no fluxo das informações e maior velocidade na transmissão de instruções.

O supply chain management 4.0, trouxe muitas mudanças para a gestão da cadeia de suprimentos, podendo ser implementadas diferentes tecnologias e inovações em prol desta, como:

  • Automação de Processos
  • Cloud Computing (Computação em Nuvem)
  • IoT (Internet das Coisas)
  • Machine Learning (Aprendizado de Máquina)
  • I.A. (Inteligência Artificial)
  • Big Data

O supply chain management 4.0, se apresenta dentro de um contexto em que a geração de informação na economia globalizada cresce da maneira exponencial; as inovações tecnológicas diminuem o ciclo de vida dos produtos; crescente da aplicação de sensores como sistemas embarcados com conexão com a nuvem; desenvolvimento e aplicação de Inteligência Artificial para análise de dados, entre outros.

Através da implementação de tecnologias e inovações do supply chain management 4.0,  temos algumas possibilidades como a construção de um Big Data para o compartilhamento de dados entre os agentes da cadeia de suprimentos, aumento da capacidade analítica com o uso de fermentas de análise, maximizando o uso de sistemas de otimização e gestão, uso de Inteligência Artificial na tomada de decisões para identificação de problemas operacionais via leitura de dados, recomendações para regularização da operação ou otimização, entre outros.

A implementação de tecnologias e inovações do supply chain management 4.0 aplicadas a gestão da cadeia de suprimentos, tornando esta cada vez mais digital, possibilita as organizações atenderem as novas exigências de seus clientes, tornando mais ágil, mais assertiva, com a possibilidade de reduzir custos, aumentando as margens e agregando mais valor.

Compartilhe

CEO da GMO Sistemas

Leia também

Receba notícias no seu e-mail