Como a aposta em integração fez essa empresa crescer 560%

A APIPASS, spin-off da empresa catarinense Supero Tecnologia, automatiza resultados por meio de uma plataforma que integra softwares, sistemas e aplicativos em um só canal. A startup também oferece serviço integração como serviço (iPaaS, Integration Platform as a Service). Além do crescimento de 560% no último ano, a empresa contratou Eduardo Pugliesi para o cargo de diretor de operações. O Economia SC Drops conversou com ele para saber os próximos passos da empresa. Confira abaixo:

Quais os planos da empresa este ano?

Eduardo: Nos consolidarmos como referência no mercado de integração e Transformação Digital, proporcionando a melhor experiência em consumo de integrações da América Latina. 

A integração se torna cada vez mais necessária. Como a empresa se diferencia nesse ponto? O que a plataforma faz na prática? 

Eduardo: Temos uma plataforma HIP (Hybrid Integration Platform). Para explicar esse conceito, podemos usar a analogia de um carro híbrido. Na grande maioria dos carros desse modelo, há um motor elétrico para a condução na cidade, onde a necessidade de potencial e, nesse sentido, o motor elétrico atende muito bem, gerando uma economia de combustível. Porém, quando há necessidade de uma viagem na rodovia, é preciso maior potência. Nesse caso, o motor de combustão entra em operação para entregar melhor velocidade, possibilitando uma ultrapassagem mais segura. Quando trazemos essa analogia para o HIP podemos entender o seguinte: dentro de uma empresa existem vários sistemas e necessidades de negócio. Para esse tipo de necessidade o HIP pode oferecer soluções como: automação de processos, comunicação com APIs e transformação de dados. Essas soluções que estão incorporadas em um HIP atendem perfeitamente a operação de backoffice (financeiro, RH, administrativo), algumas automações de marketing e processo de vendas. 

Quando vamos para uma operação mais complexa, se torna necessário o uso de soluções mais robustas para atender a necessidade. Aí entram soluções como iPaaS, API Management, Low-Code, On-premise e Embedded. Essas são soluções que também estão incorporadas no HIP e permitem operações complexas, como a integração com soluções para atender vendas no e-commerce e marketplace, comunicação de sistemas locais com soluções na nuvem e processamento de alto volume de dados para uma jornada de data driven. Então, isso é HIP, uma única solução que consegue atender das operações mais simples às mais complexas, garantindo toda a segurança e integração de informações para operar os negócios nesse novo mercado tão dependente da inovação e tecnologia. 

Além disso, somos os pioneiros no Brasil no modelo Embarcado (conhecido como versão Embedded), em uma plataforma de integrações, demanda latente do mercado justamente pela alta necessidade de empresas de diversos segmentos ofertarem integrações para o seu cliente final. Nesse modelo, disponibilizamos aos parceiros e clientes uma funcionalidade dentro da própria solução dele, que propicia de forma nativa, que o seu sistema se integre com qualquer outra plataforma de mercado, sem a necessidade de passar pelo desenvolvimento tradicional. Atrelamos isso ao crescimento do negócio do cliente, de forma escalável. 

Como isso melhora a experiência de empresas e clientes? 

Eduardo: Ao utilizarem a plataforma APIPASS para suas integrações, nossos clientes focam no seu core business, ou seja, alocam seus times e recursos financeiros em projetos de inovação e competitividade do negócio. Nosso time garante o apoio para o crescimento dos clientes em escala, criando fluxos de integrações complexos, de forma rápida, assertiva e segura. As empresas não necessitam mais de um alto volume de horas em projetos e investimentos para que seus sistemas e processos estejam integrados, com uma plataforma de integrações esse trabalho fica com um time de especialistas, liberando o time de desenvolvimento da empresa para outras demandas essenciais ao negócio. 

Como o mercado de APIs está ajudando setores vistos como “não-tecnológicos”, como varejo e educação, por exemplo?  

Eduardo: Segmentos que possuem o core do negócio fora da tecnologia precisam ainda mais de apoio no seu processo de Transformação Digital, uma vez que possuem um alto volume de dados e processos que precisam ser conectados e continuarem em pleno funcionamento durante essa transição. Como são empresas que não possuem processos de tecnologia estabelecidos em seu core bussiness, é comum que tenham equipes não especialistas em integrações, por exemplo. Quando utilizamos uma plataforma como a APIPASS podemos atingir uma redução de custos em até 15 vezes quando comparados ao processo tradicional de desenvolvimento de integrações. Além disso, ao focar em seus negócios e optarem por uma parceria de sucesso com especialistas em integrações, a empresa ganha mais segurança, governança e controle.

Qual a projeção de crescimento?

Eduardo: Em 2021 atingimos um crescimento de 560%. Para o próximo período de 2022, projetamos um crescimento de 300% na plataforma de integrações e 600% na funcionalidade da solução embarcada (Embedded). As integrações vieram para ficar e o formato de plataformas como APIPASS ainda mais, já que permitem velocidade e assertividade essenciais para os negócios que buscam escala e competitividade em seus segmentos.  Nosso desafio é mantermos a cultura, valores e principalmente qualidade no atendimento aos nossos clientes e parceiros, diante desse cenário de crescimento exponencial. Uma missão que todo o time já abraçou com muita garra e determinação.  

você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência, mas você pode optar por não permitir, se desejar. Entendi Saiba mais