Siga nas redes sociais

Search

Empresa cria sistema que reaproveita 100% da água

Foto: divulgação.

A Malinski Madeiras, empresa de Curitibanos e uma das principais fabricantes de cabos de madeira do país, sempre teve como foco desenvolver um processo de produção sustentável.

Entre as iniciativas, a empresa criou um sistema para captação e tratamento da água da chuva, que possibilita reutilizar 100% do recurso natural em dois processos fabris: um na geração de energia elétrica e outro na secagem da madeira.

Especialmente para a captação de água, a empresa montou um lago artificial buscando reutilizar a água da chuva e construiu uma estação de tratamento de água.

Completa o projeto um sistema de desmineralização da usina termoelétrica, com o intuito de fornecer água dentro dos padrões de qualidade físico-química e microbiológica, cuja referência são as normas e regulamentos técnicos da ASME (The American Society of Mechanical Engineers).

Para o futuro, a empresa estuda adotar dois novos métodos que vão ampliar as possibilidades de consumo e qualidade da água para a usina termoelétrica.

O primeiro é disponibilizar água potável para os colaboradores, a partir de uma fonte subterrânea. Já o segundo consiste na implementação de um sistema conhecido como desmineralização por osmose reversa, processo em que a água é forçada a passar por membranas semipermeáveis, removendo a maioria dos contaminantes.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail