Siga nas redes sociais

Search

Tecnologia criou 10,3 mil vagas em SC no ano passado

Foto: Pexels/Pixabay

O último ano foi de bom desempenho na geração de empregos formais na área de tecnologia em Santa Catarina.

Os dados da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), mostram que foram criadas 10,3 mil novas vagas neste segmento.

O estado está entre os três que mais geraram empregos na área de tecnologia no país, ficando atrás apenas de São Paulo (54,4 mil) e Minas Gerais (12,3 mil).

De acordo com Moacir Marafon, vice-presidente de Talentos da ACATE, o setor deve continuar aquecido:

Empresas como a Zucchetti, multinacional italiana especializada no desenvolvimento de sistemas de gestão para empresas de todos os portes, abriu 100 vagas em todo o Brasil (70% delas em Santa Catarina e 30% em São Paulo).

Enquanto o Asaas, fintech de Joinville que oferece serviços de conta digital para empresas por meio de uma solução completa para gestão de cobranças, pagamentos e antecipações, quase triplicou o seu número de colaboradores.

Considerada umas das candidatas à unicórnio este ano pela plataforma de inovação Distrito, a startup  teve um crescimento de 94% no faturamento e 79% nos usuários no ano passado.

Em Florianópolis, a Kyte, que desenvolve uma plataforma de venda para pequenos negócios, abriu 41 novas vagas. Com as contratações a equipe cresceu 177% e os planos da startup seguem a todo vapor.

Entre as atividades econômicas com maior número de contratações no ano passado no estado, destacam-se as atividades dos serviços, prestação de serviços, reparação e manutenção, telecomunicações e pesquisa e desenvolvimento.

INICIATIVAS PARA FORMAS TALENTOS

Com cada vez mais vagas abertas, uma das principais dificuldades encontradas pelas empresas na hora de contratar é a falta de profissionais qualificados, principalmente da área de  desenvolvimento de software. No entanto, para suprir essa demanda algumas iniciativas estão sendo criadas.

Um exemplo é o projeto DEVinHouse. O programa já formou 225 novos desenvolvedores desde novembro de 2020.

Outra iniciativa que acontece em Santa Catarina é o Entra21. O projeto capacitou gratuitamente mais de 5 mil jovens desde 2006.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail