Siga nas redes sociais

Search

Empresa lança solução para controle de estoque em altura

Evandro Eckile (CEO) e Maikon Ulrich (CTO)

Imagine conseguir contar o estoque de um centro de distribuição com uma simples passagem da empilhadeira pelo corredor. Pois esta solução já está disponível no Brasil, desenvolvida pela empresa de tecnologia i3C, de Joinville.

O desafio partiu do problema registrado em muitas indústrias: a mão de obra que dá para manter o inventário atualizado, ainda mais em locais de armazenagem de difícil acesso, como volumes empilhados a mais de 12 metros do chão.

“Nossa engenheira de produção voltava das fábricas com essa inquietação. Em uma das conversas, decidimos criar a solução”, destaca Maikon Ulrich, CTO da empresa.

O Smart Pallet, como foi batizado, é composto por uma base semelhante à de um pallet, com encaixe para empilhadeiras.

As laterais formam uma espécie de caixa, com quatro antenas instaladas em duas faces, abertas para as laterais.

Essa estrutura atua como coletor de dados, fazendo a leitura das etiquetas inteligentes RFID, instaladas nas mercadorias.

“A grande vantagem do smart pallet é a agilidade. Sem ele, um operador precisa ficar subindo e descendo a diferentes alturas com o coletor de dados à mão para ler as etiquetas RFID das mercadorias. Comparado a estoques que nem tem RFID, a agilidade é ainda maior, pois com código de barras, uma pessoa tem que passar o leitor de caixa por caixa”, enfatiza Evandro Eckile, CEO da empresa.

Inicialmente a entrega é de um protótipo que já foi aprovado em diversos testes, mas aberto a próximas etapas com o lançamento ao mercado.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail