Siga nas redes sociais

Search

Do chão de fábrica para o mundo: Grupo Evolke quer capacitar 1 milhão de trabalhadores em SST até 2025

Foto: divulgação.

O primeiro contato de Hugo Vogel, formado em engenharia de produção, com a educação corporativa começou no chão de fábrica, em 2007, quando se viu desenvolvendo manuais de instruções numa indústria metalmecânica que produzia máquinas de empacotar e enfadar. 

Como a empresa em que trabalhava atendia diversos segmentos e países, ele adquiriu experiência em adequar os equipamentos para o continente europeu, inclusive se não pioneiro, um dos primeiros a absorver no seu dia a dia o selo CE, que indica conformidade com os padrões de saúde, segurança e proteção ambiental definidos para a União Europeia. 

Com ajuda do seu inglês, fruto da sua dupla cidadania canadense, ele se destacou nesse nicho, o que se tornaria uma oportunidade de negócio no futuro. 

Em sua percepção, os manuais eram muito extensos e dificilmente todas as páginas seriam devidamente lidas e bem aproveitadas. Assim, ele decidiu, em 2012, criar uma forma mais lúdica de repassar as informações, que são normas obrigatórias a serem seguidas, para quem iria operar as máquinas

A partir disso, nasceu a Evolke Treinamentos, com o propósito de promover aprendizagem no segmento de Saúde e Segurança do Trabalho (SST), usando a tecnologia como aliada. 

No início, o sonho era criar de cara uma plataforma com conteúdos próprios da empresa. Mas como toda empresa no início, era preciso pagar as contas. Por isso, Hugo começou a desenvolver paralelamente projetos personalizados para empresas. Quando “sobrava” um tempo, o foco voltava para os cursos autorais. 

Mais tarde, em 2014, a empresa foi selecionada para o Inovativa Brasil, programa que apoia o desenvolvimento do ecossistema de empreendedorismo inovador no Brasil. Na época, houve um questionamento por parte dos mentores e a empresa decidiu segmentar os negócios, pois o foco da atuação não estava bem definido se eram uma empresa de SST ou de educação corporativa.

A partir disso, a Evolke Treinamentos focou em educação corporativa e, assim, nasceu o Sistema Escudo, uma spin-off voltada à área de SST, utilizando das tecnologias educacionais para conduzir os processos de treinamentos. 

Nessa mesma época, uma parceria com uma empresa espanhola começou a criar raízes, o que mais tarde seria a porta de entrada da empresa no mercado europeu. Já que até antes de 2018 houve muita insegurança jurídica no segmento. 

De acordo com Hugo, a discussão era se o ensino a distância seria proibido para treinamentos obrigatórios (NRs). Houve um questionamento ao Ministério do Trabalho e um parecer de um auditor fiscal fez uma não recomendação a esta modalidade de treinamento.

Mas, o cenário mudou em 2018, quando foi publicada uma nova recomendação do Ministério do Trabalho, a nota técnica 54, depois que o próprio Hugo criou um grupo junto à FIESP, ABED e Unicamp, trazendo uma defesa técnica e pedagógica indicando os motivos para o ensino a distância não poder ser considerado proibido.

No mesmo ano, oficialmente o Sistema Escudo ganhou um CNPJ independente. Desde então, a solução oferecida tem gerado considerável redução de tempo e custo com os treinamentos obrigatórios em empresas de diversos segmentos, além de uma gestão robusta quanto à realização dos cursos e o vencimento dos certificados. 

Com a percepção de valor que se criou no mercado, a empresa tem crescido 150% ao ano. Só no ano passado, foram mais de 100 mil capacitações. A meta para os próximos anos é capacitar 1 milhão de trabalhadores em SST até 2025

Nos últimos anos, a parceria com a empresa espanhola deu a chave para que a organização entrasse oficialmente no mercado europeu, especialmente na Espanha e, mais recentemente, em Portugal. Uma viagem do empresário ao continente europeu fortaleceu os laços com parcerias locais e deve render bons frutos para os próximos anos.  

Hoje, o Sistema Escudo se tornou cliente da Evolke, que desenvolve os treinamentos na área de SST. No catálogo, já são mais de 70 treinamentos

Além disso, o Grupo Evolke alimenta uma rede de outras empresas de treinamentos obrigatórios que usam o Sistema Escudo para revender aos seus clientes. Para Hugo, é uma forma de contribuir para o ecossistema como um todo, inclusive ele mesmo incentiva e potencializa esses negócios. Assim, as soluções do grupo têm um alcance ainda maior, já que a meta para daqui três anos é ambiciosa. 

A novidade é que agora criaram uma nova empresa, chamada NR1 Pro, que profissionaliza o setor de marketing e comercial do grupo e estende serviços dessas áreas para gerar resultados comerciais para outras empresas. 

CONEXÃO COM O ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO

Desde que o Centro de Inovação Blumenau (CIB) foi fundado, há pouco mais de 1 ano, o Grupo Evolke mantém sua sede e é patrocinador oficial do espaço. 

Compartilhe

Fundadora do Economia SC, 3 vezes TOP 10 Imprensa do Startup Awards e TOP 50 dos + Admirados da Imprensa em Economia, Negócios e Finanças.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail