Siga nas redes sociais

Search

Como melhorar o clima organizacional de uma empresa?

Foto: divulgação.

Por Igor Vazzoler, Fundador e CEO da Progic.

Ter um ambiente de trabalho harmonioso, conectado com os valores corporativos, prezando pelo bom convívio entre os colegas e liderança é o sonho de qualquer um. Mas nem sempre o estado emocional da empresa, conhecido como clima organizacional, é dos melhores.

Por isso, é fundamental realizarmos ações estratégicas para promover esta sensação, capaz de estimular a satisfação dos colaboradores com a cultura corporativa, a boa liderança, o reconhecimento, o relacionamento interpessoal e diversos outros fatores no ambiente de trabalho.

O primeiro passo para melhorar o ambiente organizacional é entender qual o atual cenário em que ele se encontra. Depois de aplicar a pesquisa de clima e ter em mãos o cenário de engajamento e satisfação dos colaboradores com o trabalho, podemos traçar estratégias para potencializar aquilo que está bom e mudar os pontos negativos.

Inicie seu projeto de melhoria fazendo um planejamento de ações que irão estimular seus colaboradores de acordo com os objetivos estipulados pela empresa, sempre levando em consideração a Missão, Visão e Valores corporativos.

Desenvolver esses elementos é o primeiro passo para a empresa impulsionar a identificação do colaborador para com o seu trabalho.

Depois de ter construído a base do projeto, envolva todos os funcionários nas ações e estimule a integração entre eles. De nada adianta querer melhorar o clima organizacional pensando no individualismo, afinal a força da empresa é formada pela soma de forças de cada um.

Mas também tenha em mente uma regra: incentive a participação das pessoas, mas não obrigue. A melhora vem se a entrega dos empregados for verdadeira. Eles também têm a responsabilidade sobre esse objetivo, e precisam estar dispostos a alcançá-lo.

Veja algumas boas práticas para melhorar o clima organizacional e que podem ser aplicadas em sua empresa.

INTEGRAÇÃO DOS COLABORADORES

Dentro de uma empresa é fundamental que as pessoas estejam cientes de suas funções e gostem de fazê-las, mas nenhum trabalho vai ser eficiente se não houver uma sinergia entre todo o time.

Assim, realizar campanhas de endomarketing entre as pessoas e os departamentos é fundamental para promover a integração nas empresas, garantindo maior efetividade dos projetos. Para isso, a sua empresa pode investir em espaços compartilhados, como uma sala de descanso ou até de jogos, para que os colaboradores possam se reunir nos intervalos do trabalho.

CELEBRE CONQUISTAS

Quando alguma meta é alcançada, ou quando a empresa conquista um grande cliente, por exemplo, não deixe esse momento passar em branco. Crie rituais de comemoração para essas situações, como bater um sino no departamento que atingiu a meta, um happy hour no final do expediente ou um discurso especial do presidente no evento trimestral da empresa.

Esse momento de união é importante para extravasar a felicidade da conquista e lembrar do objetivo final alcançado, no qual todos tiveram uma contribuição.

PROPORCIONE EXPERIÊNCIAS

Fugir da rotina é sempre uma boa opção para espairecer a mente.

Oferecer um breakfast em intervalos estratégicos, realizar dinâmicas de integração, ter vale massagem ou até mesmo liberar os pets para visitarem o local de trabalho são ações que podem ser aplicadas em sua empresa.

TENHA UM PLANO DE CARREIRA

Um dos fatores que movem o indivíduo é a vontade que ele tem de desenvolver seu potencial para crescer profissionalmente. Por isso, crie programas de desenvolvimento e crescimento ao funcionário. Inclua cursos de capacitação ou bolsas de estudo no pacote de benefícios da empresa.

O ser humano é estimulado pelo ambiente que vive. Quando ele está em um ambiente organizacional feliz, que reconhece seus esforços, estimula o crescimento profissional e proporciona recompensas experimentais, ele tende a entregar seu trabalho com maior qualidade.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail