Siga nas redes sociais

Search

Empresas gaúchas buscam solução anti-burnout

Foto: divulgação.

De acordo com a Pesquisa Vigitel 2021, do Ministério da Saúde, em média 11,3% dos brasileiros relatam um diagnóstico médico de depressão. É um número bem acima da média apontada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para o país, de 5,3%.

Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, aparece com 17,5%, bem acima da média nacional e mais do que o dobro para a OMS. Infelizmente, eles também estão no topo entre os municípios com maior índice de suicídio, com 9,65%.

O cenário tem levado organizações a procurar soluções para combater o problema também no mundo corporativo.

No caso das empresas Combate a Fraude, Grupo Fasa e Sicredi, a opção escolhida foi o aplicativo IVI, desenvolvido pela healthtech Hisnek, que, de forma prática e assertiva, usa inteligência artificial com foco na prevenção, agindo antes mesmo dos transtornos emocionais se agravarem.

O colaborador interage virtualmente com a solução, que identifica o perfil e o estado emocional de cada um e apresenta ações personalizadas.

Algumas delas são práticas de meditação guiada, mindfulness, dicas de alimentação e indicação de serviços de saúde. Para casos mais graves, o aplicativo funciona como um agente colaborativo que ajuda na indicação do melhor tratamento.

Atualmente, a solução já impacta mais de 1,7 milhão de vidas em diversas organizações nacionais.

“O propósito da IVI é conseguir ajudar as pessoas de forma ativa e efetiva. Por meio da tecnologia, conseguimos identificar aqueles que estão vulneráveis ou passando por alguma questão específica relacionada à saúde mental. Assim, conseguimos colocar em prática uma série de ações. O bem-estar das pessoas é algo que eu realmente tenho a intenção e vontade genuína de ajudar cada vez mais. Por isso, é essencial que a IVI consiga promover atitudes assertivas para pegar na mão de quem sabe que precisa e de quem não percebe que precisa”, explica Carolina Dassie, CEO da startup.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail