Siga nas redes sociais

Search

7 estratégias de marketing de grandes empresas que você pode aplicar na sua

Foto: divulgação.

Muitas vezes, melhorar ou resolver o marketing de uma empresa está mais em fazer uma limpa de um Frankenstein de ações e fazer o básico bem feito. São iniciativas de certo modo elementares, mas que comumente ficam esquecidas em uma gaveta.

Veja bem, acredito que você já viu todas elas, mas qual já implementou? É como ir ao médico: muitas mazelas são resolvidas com iniciativas simples, como beber água suficiente, dormir, comer saudável e praticar atividades, todos sabemos mas nem sempre fazemos.

Todas as estratégias a seguir são usadas por grandes empresas, e podem ser aplicadas na sua, independentemente do tamanho ou nicho.

1- SEJA OBSESSIVAMENTE CUSTOMER-CENTRIC

O cliente é o motivo principal da sua empresa existir, certo? Não basta ser só o motivo, e sim ser obsessivamente centrado no cliente.

Quais as vantagens que ele ganha quando escolhe seu produto? Que soluções extras vão facilitar a vida dele? Como você pode melhorar o atendimento? Que ajustes podem ser feitos no processo de entrega?

Eu entendo que pode parecer um pouco injusto colocar o cliente à frente da sua própria necessidade, mas é aqui que você constrói uma comunicação clara, percepção de valor e uma cultura baseada em um valor sólido e consistente.

2- ANALISE O MIX DE MARKETING

O famoso 4P´s de marketing, que nessa era de marketing digital até parece uma teoria jurássica. Mas não é, e é daqui que vai sair o seu diferencial competitivo.

PREÇO: Está adequado com seus custos, qualidade, o mercado e o seu posicionamento? Caso o seu seja superior ao da concorrência, é perceptível ao seu cliente porque ele custa mais do que o concorrente? Quais são as políticas de pagamentos vigentes? 

PRAÇA: Não dá pra vender iphone na praia, não é mesmo? E a logística? Está redonda? 

PRODUTO: Como está a sua esteira? Montada de modo a incrementar o LTV – (lifetime value)? No seu caso, a embalagem pode ser considerada produto ampliado? Existem serviços agregados ao produto? 

PROMOÇÃO: Sempre falo que promoção está mais relacionada à criatividade do que à política de descontos. Como você promove hoje seu produto? Anúncios, sites, influenciadores… são inúmeras possibilidades. 

3- MARKETING DE CONTEÚDO

Se você relaciona marketing de conteúdo ao blog da sua empresa, convido você a rever seus conceitos. Se hoje você associa 05 estrelas a uma experiência turística de primeira qualidade, saiba que isso é mérito do marketing de conteúdo da Michelin – a empresa francesa de pneus. Pouco mais de um século atrás, quando as pessoas não tinham o hábito de passear de carro (e gastar seus pneus para precisar trocá-los), a Michelin teve a brilhante ideia de lançar um livrinho vermelho, um guia de locais para visitar, classificados em estrelas. Claro que também tinha uma explicação de como trocar pneus. 

4- EXPLORE BENEFÍCIOS E NÃO O SEU PRODUTO EM SI

Ninguém se vê motivado a comprar um prego, e sim a pendurar um quadro na parede. Isso vale seja se o seu produto resolve uma necessidade de outra empresa (livrar-se de uma dor de cabeça, diminuir custos, economizar tempo) ou um desejo (realizar um sonho, viver uma experiência, aproveitar o merecimento)

5- FOQUE EM DORES E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS, E NÃO NA SUA OFERTA

Pense no seu melhor cliente e anote como é a vida dele: que problemas tem no dia a dia, o que tira o seu sono, o que o preocupa no seu dia a dia – e foque a sua comunicação ou seu pitch nisso.

6- PRATIQUE ESCUTA ATIVA

Você já ouviu falar que a palavra é de prata e o silêncio e de ouro? Dedique um tempo a ouvir o seu cliente, sem argumentar. Serve para qualquer departamento, não só para o marketing. 

7- CASA DE FERREIRO, ESPETO DE ADAMANTIUM

Sua empresa é de software? Não seja escravo do excel no seu processo produtivo. Sua empresa é de comunicação? Seu posicionamento deve ser perceptível. É uma clínica odontológica? Toda sua equipe com sorriso de Hollywood. Se você analisar o Boticário, por exemplo, as atendentes estão sempre maquiadas e perfumadas. Traga para sua realidade. 

Como está na sua empresa? Alguma destas 7 estratégias pode ser revisada e implementada? Faça o checklist e assista a transformação acontecer. 

Compartilhe

Fundadora da Vino Marketing Digital

Leia também

Receba notícias no seu e-mail