Siga nas redes sociais

Search

Primeiro dia da Expogestão, em Joinville, supera expectativa e traz diversos temas do mundo corporativo

Foto: André Kopsch.

A Expogestão começou a programação da sua 20ª edição nesta terça-feira, dia 23 de agosto, em Joinville.

A abertura contou com a presença de autoridades, representantes de entidades empresariais e convidados.

Alonso Torres, diretor presidente do evento, destacou a inovação que o evento trouxe mais uma vez ao realizar um evento sem ruído:

“Buscamos sempre trazer o melhor para que as pessoas se inspirem, se inovem e evoluam”.

Em um mundo em que o ser humano é a peça fundamental, o papel da liderança se torna vital para o sucesso das organizações.

No painel de abertura, Lívia e Pedro Mandelli, sócios na Mandelli & Loriggio Consultores Associados, falaram com propriedade sobre as mudanças no atual cenário. Ela explicou que para liderar tem que estudar, ler, ser treinado, investir em autoconhecimento. Tem que saber qual é o seu papel na vida das pessoas. Já ele complementou que “as pessoas não abandonam a empresa, abandonam o líder”. E apresentou alguns números que reforçam sua afirmação:

  • 81% das pessoas saem das empresas por causa dos líderes.
  • 90% dos problemas com a base dos funcionários é resultante da ação da liderança.
  • 61% dos benefícios oferecidos pelas organizações são irrelevantes para os funcionários por falta de liderança.

A LOGÍSTICA, SEUS IMPACTOS E DESAFIOS

Tudo envolve a logística. À medida em que a demanda aumenta, crescem também os desafios, exigindo mais investimentos em tecnologia e em talento humano. Essa foi a conclusão do painel comandado por Djalma Vilela, presidente da Multilog e do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Operadores Logísticos e da Associação Brasileira dos Portos Secos e Clias, e Eduardo Nogueira, vice- presidente Jurídico da DHL Supply Chain.

OS BENEFÍCIOS DA DIVERSIDADE NAS ORGANIZAÇÕES

Estudos indicam inúmeros benefícios da diversidade para um ambiente criativo, inovador e rentável no mundo empresarial. O painel levou informação e reflexão profunda aos participantes em uma parceria com o Grupo Mulheres do Brasil, que reúne mais de 100 mil mulheres em todo o país.

Bel Carvalho Pinto, vice-presidente do Conselho de Administração do Grupo Malwee, Annalisa Blando Dal Zotto, fundadora da ParMais e conselheira consultiva do Grupo MB, e Maria Fernanda Teixeira, presidente do Conselho de Administração da Pérola contaram suas experiências e debateram com propriedade sobre o tema mediadas por Ana Carla Fonseca, diretora de conteúdo da ExpoGestão, fundadora e CCO da Garimpo de Soluções.

A principal lição foi de que olhares diferentes e complementares geram criatividade, motivação, inovação e, consequentemente, resultados. É inegável que as mulheres são capazes de trazer, de forma mais intensa, soluções assertivas, visão de longo prazo, exigência com carinho, olhar aconchegante, fatores fundamentais para a atração e retenção de talentos.

A GRANDE RESIGNAÇÃO

A pandemia e o crescimento exponencial da tecnologia vêm provocando mudanças e impactando o mundo empresarial, num processo de individualização que resultou no movimento conhecido como grande resignação.

“Mais da metade da força de trabalho global resiste em retornar ao ambiente anterior de trabalho. A tensão provocada pela vontade manifestada pelos profissionais e as necessidades organizacionais, de valores, de cultura, de pertencimento, de inovação, só pode ser resolvida sem perda de talentos a partir do desenvolvimento das lideranças”, resume o sociólogo Carlos Aldan, CEO do Grupo Kronberg.

O evento segue até o dia 25 de agosto e reúne as principais lideranças e experts no assunto.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail