Siga nas redes sociais

Search

Projeto para crianças com superdotação pretende gerar talentos em TI por meio do desenvolvimento de apps

Foto: divulgação.

Teve início na última semana a primeira edição do Projeto Meu Aplicativo, uma parceria da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) e do Comitê para Democratização da Informática (CPDI) com o objetivo de gerar talentos para as tecnologias da informação e comunicação por meio do desenvolvimento de aplicativos para smartphones.

A primeira turma do curso é formada por 20 alunos da Escola Básica Municipal Intendente Aricomedes da Silva (EBIAS), da região norte de Florianópolis.

O foco desta edição são crianças com altas habilidades/superdotação (AHS) e interesse em programação, com idades a partir de 8 anos.

Ao longo de 3 meses, as crianças e jovens participantes serão estimulados a criar alternativas para resolver problemas do cotidiano da comunidade por meio do uso da tecnologia.

Serão mais de 50 horas de conteúdo programático envolvendo informática, design, redes sociais e aplicativos. Além disso, temas como cidadania, sustentabilidade e empreendedorismo irão complementar o aprendizado.  

Moacir Marafon, vice-presidente de Talentos da ACATE, destaca a importância da iniciativa:

“O Projeto Meu Aplicativo permite que esses alunos exerçam e desenvolvam suas habilidades e se insiram na área da tecnologia da informação, gerando impacto social em suas vidas e ao mesmo tempo contribuindo para a formação de talentos tão demandados pelo ecossistema de empreendedorismo e inovação”.

O curso de desenvolvimento de aplicativos se baseia nos princípios de aprendizagem a partir da reflexão sobre a realidade e a construção conjunta do conhecimento.

A metodologia envolve leitura de mundo ou realidade, pesquisa de dados, planejamento, execução da ação e avaliação de todo o processo.

Desde 2019, com a ajuda de parceiros, a instituição EBIAS busca projetos para promover o enriquecimento curricular dos seus alunos com altas habilidades/superdotação.

Com capacidade mental acima da média de inteligência e elevada potencialidade de aptidões e talentos, esses alunos precisam de atividades complementares como as promovidas pelo Projeto Meu Aplicativo para estimular suas habilidades e pensamentos.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail