Siga nas redes sociais

Search

Hidrogênio verde: empresas de SC veem oportunidade para expandir negócios

Foto: jroballo/AdobeStock

Conhecido como combustível do futuro, o hidrogênio verde tem motivado investimento das empresas de tecnologia para atender as demandas que surgirão nos próximos meses.

O Brasil chama a atenção pela grande capacidade de geração de energia renovável, e os empreendedores do setor já têm planos de como explorar o mercado.

O investimento externo deve impulsionar a criação de novas tecnologias, uma oportunidade para expandir negócios.   

Para Pâmela Rugoni, Product Owner na Way2, especializada em medição e gerenciamento de dados de energia para empresas, usinas e distribuidoras, o impacto deve ser sentido em todos os elos da cadeia.

A empresa, por exemplo, oferece tecnologia para coleta e medição de energia nas usinas, o ponto inicial para qualquer modelo de previsão.

“Quanto mais dados confiáveis, robustos, com janelas longas e integralizações pequenas de tempo, maior a possibilidade de termos modelos computacionais mais confiáveis e com erros menores”, explica.

Antecipando uma dor de mercado, em roadmap de desenvolvimento a empresa tem prevista a construção de modelos computacionais de previsão de tempo relacionados às energias eólica e solar.

“Hoje o que temos no mercado são modelos de curto ou curtíssimo prazo, justamente por conta da dificuldade de prever essas características em horizontes de médio e longo prazo, então passamos a olhar também para essas soluções”, complementa.

A tecnologia não está sendo projetada para atender somente a demanda que virá com o hidrogênio verde, mas esse é um dos cenários previstos pela empresa para expandir os negócios.

PROJETO MELHORA A EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DO ELETROLISADOR

Outra possibilidade que a tecnologia traz é a diminuição do custo dos eletrolisadores, máquinas que fazem a quebra da molécula da água através da aplicação de uma corrente elétrica para obter o hidrogênio verde.

A REIVAX, multinacional catarinense que fornece equipamentos para a geração e controle de energia, por exemplo, já tem um projeto que melhora a eficiência energética do eletrolisador. Assim, é possível gastar menos energia para produzir a mesma quantidade de hidrogênio, e ao mesmo tempo aumentar a vida útil do equipamento.

Outra iniciativa da empresa que contribui para esse mercado é o controle eficiente de grandes usinas solares e híbridas (que utilizam mais de um tipo de fonte de energia), que ajuda na redução do custo da energia limpa renovável necessária para gerar o gás.

“Alinhar tecnologia com boas estratégias de energias renováveis é um caminho sem volta que pode beneficiar todo o mundo. O hidrogênio é o terceiro elemento mais encontrado na superfície terrestre, mas, hoje, só 4% é produzido a partir da eletricidade, enquanto 95% da sua produção ainda é de origem fóssil, que gera gás carbônico. Repensar esses dados pode representar uma grande oportunidade, principalmente para o Brasil, que tem uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo, uma grande produção de energia eólica no Nordeste e uma boa rota marítima para exportação do gás para a Europa, que está passando por uma grave crise por conta da guerra”, destaca Annibal Abreu, Head de Novos Negócios, Marketing e Produto da empresa.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail