Siga nas redes sociais

Search

Plataforma cria rede de apoio para ajudar mulheres em processo de fertilização in vitro

Foto: Divulgação / Fiva

Novembro é marcado pela celebração do Mês do Empreendedorismo Feminino. Para comemorar a data, o Economia SC Drops terá edições especiais, com mulheres líderes referências no mercado. 

Nesta entrevista, conversamos com Marianna Peretti, fundadora da Fiva, plataforma de fertilização in vitro (FIV). A Fiva é uma rede de apoio que consolida aprendizados positivos e negativos sobre reprodução humana, colaborando na realização do lindo sonho de ser mãe e pai. Confira abaixo:

Como surgiu o negócio e quais os principais aprendizados?

Marianna: Quando decidi iniciar o processo de FIV (fertilização in vitro), comecei a pesquisar muito online. Tinha muitas dúvidas de como era efetivamente o processo, etapas, custos, clínicas, o que fazer, o que não fazer. E fui me alimentando de várias informações na internet. Mas continuava me sentindo bem perdida, até que me deparei com um link de WhatsApp com 250 mulheres tentantes de FIV e, então, percebi que eu não estava sozinha e que muitas outras mulheres passavam pelo mesmo processo que eu e tinham vontade de compartilhar suas dúvidas, histórias e experiências.  No grupo encontrei apoio, acolhimento e muita informação sobre o assunto, e ali surgiu a ideia de levar essa rede de apoio tão linda para outro formato. Assim nasce a FIVA. Uma plataforma que visa trazer informação de tentante para tentante nesse processo que gera tantas dúvidas e incertezas. Uma plataforma onde tentantes podem aprender com a história de outras mulheres – pesquisando histórias por fatores de complicação ou por cidades (para escolher uma das clínicas com melhores avaliações)  e também contar sua própria história trazendo luz para outras e novas tentantes. Estamos aprendendo com o feedback e sugestões das próprias tentantes e em processo de atualização da plataforma. Incluiremos uma área dentro da FIVA com informação de especialistas, canal de chat para que tentantes possam entrar em contato uma com as outras no privado, e workshops digitais com mediação de psicólogos ou especialistas, servindo como espaço para reflexões, engajamento e conhecimento. 

Aonde vocês já atuam e como funciona o processo?

Marianna: A plataforma atende às tentativas de FIV no mercado brasileiro. Ali posso aprender com a trajetória de outras tentantes navegando pelas histórias, posso filtrar por fatores de complicação, por exemplo, eu tenho endometriose profunda e trombofilia, então posso querer aprender com histórias de mulheres com os mesmos fatores de complicação que os meus e fazer esse filtro na plataforma. Também posso filtrar por cidade,assim posso ver as histórias e avaliações de clínicas de reprodução assistida na minha cidade ou em lugares próximos para decidir com qual profissional fazer. E é claro, posso contar a minha própria história e trazer luz para outras e novas tentantes. 

Como a solução/iniciativa é vista no mercado? 

Marianna: Como uma solução para o problema de falta de informação confiável, transparência e conectividade no mundo da reprodução humana, mais especificamente da FIV (fertilização in vitro). 

Se voltasse no tempo, que conselho daria para você mesma?

Marianna: Colocamos recentemente no ar a plataforma da FIVA, então ainda tenho muito para aprender, remediar, aprender, remediar e assim seguir. Como recém lançada estamos ouvindo conselhos das nossas usuárias. Mas acredito que em um futuro bem próximo já poderei pensar em alguns conselhos que poderia ter dado para mim mesma no momento atual.  

O que te inspira e como você busca inspirar outras mulheres?

Marianna: A conexão entre as pessoas me inspira. Tanta diversidade de mulheres que de uma forma ou outra sempre estão conectadas por um vínculo comum, encontrando por meio deste vínculo vínculo espaços de pertencimento e descobrindo que não estão sós, que suas preocupações são semelhantes e que trocar experiências só fortalece. Quebrar tabus também me inspira, mudar o status quo, dissolver preconceitos tão enraizados em nossa sociedade. E hoje busco inspirar outras mulheres conectando. A Fiva nasceu como uma rede de apoio que conecta tentantes de fertilização in vitro através de suas histórias e aprendizados. E também tenta dissolver o tabu da ´´dificuldade de engravidar´´. Hoje muitas mulheres que estão passando por dificuldade na busca da maternidade não querem falar sobre isso. Essa é uma condição que não nos torna “menos mulheres” ou “coitadinhas”, pelo contrário nos torna mais fortes e resilientes. E com tantas e tantas mulheres com dificuldades para engravidar, seja por fatores de complicação, relação homoafetiva, ou pela busca de produção independente, precisamos falar sobre o tema mais abertamente para que ele se torne mais natural e menos desconfortável para tantas mulheres. A Fiva convida mulheres a compartilharem suas histórias e aprenderem com as histórias de outras mulheres. A Fiva fala sobre a dificuldade de engravidar, sobre FIV e sobre histórias reais de tentantes.  

Quais são os próximos passos da plataforma?

Marianna: Nossos próximos passos são: ampliar a rede de tentantes na plataforma, realizar atualizações e melhorias no site e nos tornarmos o principal canal de informação real e com transparência sobre reprodução assistida no Brasil, com foco principal em fertilização in vitro (FIV), direcionado para as tentantes.

Leia outras entrevistas do Economia SC Drops clicando aqui.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail