A importância do incentivo interno à educação: Decola, a nossa escola

O conceito de educação corporativa já vem se consolidando no cenário empresarial brasileiro há mais de 20 anos.

Afinal, sua importância ímpar para o desenvolvimento dos colaboradores dentro das organizações é inquestionável.

Mas, o que, exatamente, é a educação corporativa? É a organização de ações educacionais focadas em tudo que envolve a própria empresa, isto contempla colaboradores, sócios, fornecedores, clientes e, inclusive, a comunidade.

No mundo atual e multiplataforma, não basta que o treinamento esteja disponível apenas presencialmente, ou de forma resumida em uma cartilha.

Em um cenário que exige que todos os colaboradores estejam sempre atualizados em suas respectivas áreas de atuação, é necessário que façamos a transição para o mundo digital. 

Essa transição não apenas democratiza o acesso aos treinamentos dentro da empresa, mas também os padroniza ao não depender da agenda de diferentes instrutores.

Disponibilizando cursos aos seus colaboradores de forma digital, você permite que todos tenham acesso ao conteúdo a qualquer momento, criando uma cultura de aprendizagem dentro da sua empresa. 

Um exemplo de organização que acertou ao iniciar este processo de desenvolvimento da cultura de aprendizagem interna é o Grupo Lince, de Gaspar.

O grupo, que engloba empresas pioneiras na cidade, como Círculo e Plasvale, conta com uma plataforma de aprendizagem virtual chamada Decola.

Apesar do lançamento do Decola ter acontecido somente há 3 meses, a busca pela valorização do espírito tecnológico já estava presente no Grupo Lince através do CONNECT RH, um aplicativo que serve como um facilitador da relação entre empresa e colaboradores do grupo. Inclusive, o Decola foi inicialmente hospedado no aplicativo, e seu lançamento foi anunciado por ele.

CRIAÇÃO DO DECOLA

Mas, afinal de contas, de onde surgiu a ideia da criação de uma plataforma de aprendizagem personalizada para o Grupo Lince?

Ao contrário do que se pode imaginar, a ideia da implantação de um ambiente de aprendizagem virtual para dentro da empresa não é recente.

Em 2015, bem antes do conceito se popularizar, o Grupo Lince já pensava em possibilidades de aplicação interna para um programa educacional próprio, na época com o objetivo de estabelecer novas lideranças e treiná-las para tal.

Foi apenas em 2018, após cuidadosa deliberação, que o processo de desenvolvimento do que viria a ser o Decola teve início.

A trajetória foi acelerada pela chegada da pandemia. O evento histórico em escala mundial fez com que o isolamento social se tornasse norma e a necessidade da criação de um ambiente virtual de aprendizagem, também para o mundo corporativo, se fez presente no Grupo Lince

Para a criação da plataforma, foi necessário que a equipe contasse com uma consultoria especializada em educação corporativa.

Entra em cena a TOT Educa, empresa de tecnologia especializada em criar experiências de aprendizagem no ambiente corporativo.

A parceria das duas empresas engloba desde aconselhamento sobre melhores práticas até o fornecimento dos cursos disponíveis dentro da plataforma. 

Felipe Dalfovo, head da TOT Educa, destaca como ocorreu o processo de seleção e desenvolvimento dos conteúdos inseridos no Decola:

“Durante o processo de criação dos conteúdos chamamos os colaboradores para contribuir”, conta Dalfovo, “fizemos todo o trabalho de diagnóstico para saber quais tópicos eram primordiais para a plataforma de educação corporativa. Fizemos entrevistas com os colaboradores. Além disso, utilizamos manuais e relatórios já existentes na instituição para desenvolver as pautas dos cursos”.

A partir disso, o objetivo da plataforma já havia ultrapassado a formação de lideranças e, devido ao grande potencial do projeto, mirava na implantação de uma universidade corporativa.

Foi então que, em 2021, o protótipo do Decola foi lançado como uma função dentro do aplicativo CONNECT RH.

“Naquele momento, foi divulgado para os colaboradores como nova função dentro do aplicativo que incentiva a busca e o compartilhamento de conhecimento e que oferece possibilidades de desenvolvimento pessoal e profissional aos colaboradores do grupo Lince”, complementa.

E então, após 1 ano de experiência, a versão atual do Decola foi lançada em outubro do ano passado. Dessa vez, sem a necessidade de um aplicativo para rodar, podendo ser acessada em qualquer dispositivo.

“Para os colaboradores, o lançamento da plataforma foi divulgado com o objetivo de profissionalizar e desenvolver cada vez mais os colaboradores para suas funções internas e para o mercado de trabalho em geral”, destaca.

Foram realizadas ações de lançamento para as três empresas do grupo ao longo do mês de outubro, com colaboradores de todas as áreas da Plasvale, da Círculo e da Lince, tendo a oportunidade de serem apresentados ao Decola

POR DENTRO DA PLATAFORMA

A plataforma já começou contando com mais de 20 cursos hospedados, passando pelos mais diversos temas, de onboarding do grupo, vendas com PNL, Excel básico e avançado, inteligência emocional, jardinagem e até dicas nutricionais, o Decola busca agregar não somente à vida profissional do colaborador, mas também trazer informações relevantes para o seu bem-estar pessoal. 

De acordo com Morgana Schramm, atual responsável pelo programa, o processo de onboarding do grupo também é beneficiado pela implementação da plataforma. Afinal, em uma empresa em que a quantidade de colaboradores ultrapassa as centenas, o sistema online de aprendizagem também chega para padronizar processos internos.

“Nosso foco é levar qualidade e sintonia para o processo de integração do Grupo Lince”, conta.

O Decola também é uma plataforma com benefícios mútuos, tanto para os gestores como para os colaboradores, conforme explica Morgana:

“O Decola também veio para facilitar a vida dos líderes e dos RHs. É uma ferramenta poderosa para gestão de pessoas, com acesso a informações dinâmicas e customizáveis sobre o processo de aprendizagem”.

Ao acessar a plataforma, é possível perceber o quão prático e intuitivo o seu uso se apresenta. Para Edson Vander de Souza, head de inovação da Lince Tech, vertical de negócios do Grupo Lince, responsável pelo desenvolvimento da plataforma, o objetivo sempre foi criar algo que todos, sem exceção, pudessem usar com facilidade:

“Desenvolvemos a plataforma para ser simples, bonita, intuitiva e prática. Temos os mais variados perfis de colaboradores e aprendizados tecnológicos, por isso, focamos em fazer uma plataforma responsiva e fácil de acessar”.

A assistente de RH da Lince Tech, Paola de Souza, é a usuária mais ativa na plataforma e conta um pouco sobre sua experiência no Decola:

“É perfeito para quem busca conhecer mais sobre o grupo, outras áreas e gestão emocional! Sem falar que conseguimos acompanhar nossa evolução através de estatísticas e certificados”.

A disponibilização desses dados para os usuários estimula o uso, já que permite a comparação do aprendizado pessoal antes e após a utilização da plataforma. 

RELAÇÃO COM A COMUNIDADE

Outro ponto que chama a atenção ao se familiarizar com a plataforma é a descrição disponível no site, que informa que o Decola surgiu para levar informação e conhecimento para os colaboradores do Grupo Lince, seus familiares e toda a comunidade.

A afirmação chama atenção por informar que o conhecimento disponível na plataforma não seria limitado aos seus colaboradores. 

Sobre o assunto, Edson comenta que o objetivo é abrir a plataforma para a comunidade, além de apenas os colaboradores das empresas do grupo e seus familiares:

“No momento, ainda não está liberado, mas, a intenção é de abrirmos a plataforma para que toda a comunidade possa se beneficiar dela. E, quem sabe, esse cadastro pode se transformar em um banco de dados de competências dentro da comunidade mesmo, dependendo dos cursos que cada indivíduo se propor a completar”.

Talvez o mais surpreendente ao falar de uma plataforma de aprendizagem iniciada dentro de uma empresa privada, seja justamente essa preocupação com a comunidade.

O carinho demonstrado ao incentivar não apenas os próprios colaboradores, mas também, os cidadãos cujas vidas acontecem ao redor do gigante grupo gasparense a trilharem a jornada do conhecimento, transpira com os objetivos do ESG. 

Para saber mais sobre o Decola, acesse o link clicando aqui.

você pode gostar também
Comentários
Carregando...

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência, mas você pode optar por não permitir, se desejar. Entendi Saiba mais