Na busca pela automação, o autosserviço de chopp tem tomado espaços importantes no mercado cervejeiro. Para além dos bares, as cervejarias também veem a solução como forma de impulsionar as vendas.
A Beerpass que oferece uma plataforma de autosserviço de chopp, tem apostado nisso e colhido importantes resultados.
Luciano Pagliosa, diretor comercial da empresa, já trabalha no ramo há 5 anos. Ele relata que no último ano tem atendido cada vez mais cervejarias que procuram pelas soluções de autosserviço.
“As cervejarias têm em seu modelo de negócio desafios e objetivos muito claros, o primeiro é o investimento para abrir uma cervejaria e, consequentemente, a importância da venda. O segundo é fortalecer a marca e o terceiro é manter sempre a qualidade do chopp oferecido”, explica.
Quanto ao investimento, ele explica que não é barato abrir uma cervejaria. Portanto, esse investimento precisa escoar e retornar em vendas de forma eficiente, ou seja, procurar parceiros que auxiliem neste processo é fundamental.
“A plataforma de autosserviço é uma aliada importante. Ela diminui custos e incentiva o consumo, já que o cliente fica livre e se sente confortável para servir quando e quanto quiser, este por si só já é uma vantagem. Temos importantes cervejarias parceiras da Beerpass que cresceram e se tornaram nomes fortes no mercado, como a GutBrau e a Nova Extrela apostando no autosserviço de chopp”, relata.
Ele reforça que a modalidade de atendimento também auxilia no crescimento da marca, seja na abertura do bar próprio da cervejaria, de um Brewpub ou até de franquias. É o que mostrou uma experiência que tiveram com a cervejaria Fábrica 1, que mirou na oportunidade de fortalecer a marca.
“Para uma cervejaria a importância da marca é fundamental. Desde o conceito, até as cores e as motivações do negócio. Isso é uma característica muito clara no mercado cervejeiro. Portanto, virar uma franquia também é uma possibilidade e muitas vezes o desejo de alguns empreendedores. Ainda assim, conquistar isto é custoso sem a possibilidade do autosserviço de chopp”, destaca.
Além disso, o sistema permite a avaliação de indicadores essenciais para a gestão, o que também justifica a procura das cervejarias pelo autosserviço.
“Por exemplo, com o sistema de gestão da Beerpass é possível controlar o estoque, saber exatamente quanto foi vendido e a lucratividade de cada barril. Isso auxilia inclusive para que a cervejaria consiga disputar pontos de venda, já que mostra os resultados e lucratividade de cada barril para o dono do bar ou estabelecimento que vende seu chopp”, complementa.
As soluções de autosserviço de chopp da Beerpass poderão ser conferidas na Feira Brasileira da Cerveja, que acontece entre os dias 8 e 10 de março, em Blumenau. Mais informações de ingressos e programação podem ser obtidas no site do evento.