Mais uma leitura do ano concluída e, desta vez, foi uma leitura necessária para que eu me preparasse ainda mais para a minha primeira palestra, que acontece no dia 27 de junho, durante a Expogestão, em Joinville.
Escrito por Carmine Gallo, a obra TED: falar, convencer, emocionar traz sobre a importância de saber se comunicar e como melhorar vários aspectos de apresentações.
Espero que curtam os principais trechos e se você ler ou já leu, aproveite para deixar seu feedback nos comentários!
Abaixo, deixo os principais insights do livro:
Página 17: Os melhores comunicadores são capazes de entrar na sua cabeça e no seu coração.
Página 18: […] a novidade é a maneira mais eficaz de prender a atenção dos ouvintes.
Página 19: Você até pode ter ideias originais, mas, se o seu público não conseguir lembrar o que foi dito, essas ideias não farão diferença alguma.
Página 20: Comunicadores acima da média, em geral, têm mais sucesso que os outros, mas os excelentes comunicadores têm o poder de lançar verdadeiros movimentos.
Página 20: A incapacidade de se comunicar bem no mundo dos negócios representa um rápido caminho para o fracasso. Startups deixam de ser financiadas, produtos não são vendidos, projetos não recebem apoio e carreiras jamais chegam a decolar.
Página 25: Mergulhe fundo para descobrir a sua conexão, mais expressiva e sem igual, com o tema da sua apresentação.
Página 27: Os palestrantes motivados e energizados são sempre os mais interessantes e envolventes que os entediados e passivos.
Página 34: Seguir a sua paixão requer coragem, especialmente quando não vemos os resultados tão rapidamente quanto gostaríamos.
Página 45: Os bons comunicadores, como os apresentadore do TED que atraem o maior número de visualizações online, são mestres em um tema específico em virtude de toda a devoção, tempo e esforço inevitavelmente enormes investidos no tema e motivados principalmente por seu desmedido entusiasmo.
Página 59: […] contar histórias é a melhor ferramenta de persuasão.
Página 60: […] o filósofo grego Aristóteles foi um dos fundadores da teoria da comunicação. Ele acreditava que a persuasão ocorre na presença de três fatores: etos, logos e páthos. O etos representa a credibilidade. Tendemos a concordar com as pessoas que respeitamos por suas conquistas, títulos, experiências etc. O logos é a persuasão por meio da lógica, dados e estatísticas. Já o páthos é o ato de recorrer às emoções.
Página 67: Faça com que a sua história seja tão descritiva e rica em imagens que os seus ouvintes sejam capazes de se imaginar com você naquele momento.
Página 69: Mantenha em mente que uma experiência pessoal que leva a um resultado inesperado em geral dá uma história particularmente convincente.
Página 69: […] se você quiser ser citado, conte uma história e, quanto mais pessoal, melhor.
Página 72: As histórias transformam conceitos abstratos em ideias concretas, emocionantes e memoráveis.
Página 73: Quando Deus põe um sonho no seu coração, você sabe que vai ter sucesso. Cada não significa que você está um passo mais perto do sim.
Página 81: Uma história bem contada dá aos líderes uma grande vantagem em um mercado que está cada vez mais competitivo. Uma narrativa envolvente tem o poder de convencer clientes, colaboradores, investidores e stakeholders de que a sua empresa, seu produto ou sua ideia poderá ajudá-los a atingir o sucesso que eles desejam.
Página 93: Uma apresentação autêntica requer horas de trabalho, mergulhando profundamente na sua alma como você jamais ousou fazer antes, escolhendo as plavras certas que mais representam o modo como você se sente sobre o tema, enunciado essas palavras da maneira mais incisiva possível e garantindo que a sua comunicação não verbal esteja de acordo com a sua mensagem.
Página 157: Revele informações completamente novas para o seu público, com uma embalagem diferente ou ofereça uma maneira original e inovadora de resolver um velho problema.