Siga nas redes sociais

Search

Os insights de Dê Propósito, escrito por João Branco

Foto: divulgação.

Escrito por João Branco, que fez o McDonald’s virar Méqui no Brasil, o Dê Propósito fala sobre trabalhar com intenção, com verdade e com significado. Uma daquelas leituras para as férias, porque a forma dele contar um pouco sobre sua trajetória e dar dicas para quem quer encontrar seu propósito, é leve e encantadora.

Espero que curta os principais trechos da obra e se você ler ou já leu, aproveite para deixar seu feedback nos comentários! 

Abaixo, deixo os principais insights do livro:

Página 18: Trabalhar é servir, uma atividade que muda o mundo, constrói a realidade; trabalhar não é um mal necessário, porque o mundo precisa do que você faz: o seu trabalho é um bem necessário que pode ir muito além das suas tarefas diárias. Ele está prestes a se tornar a sua missão: tudo depende da sua intenção.

Página 44: Embora nos últimos anos exista uma grande conversa sobre propósito no mundo, o fato é que a maior parte das pessoas continua tendo uma rotina exaustiva de trabalho, e essa liberdade para aproveitar a vida externa fica apenas no mundo das ideias.

Página 50: A felicidade está aí, nos milhões de pequenos momentos significativos da vida.

Página 64: Se você quer mudar a sua relação com o trabalho, isso passa por reconhecer a real origem das suas definições de sucesso profissional.

Página 66: […] a forma como você trabalha diz mais sobre quem você é do que o título do seu cargo. 

Página 72: O fato é que as histórias que contamos para nós mesmos são capazes de nos encher de motivação ou nos deprimir profundamente.

Página 79: Desculpe, mas não é só acreditar. Nem basta se empenhar. A verdade é que competições têm apenas um vencedor, empresas têm apenas uma pessoa na cadeira de CEO, times de futebol têm apenas um camisa 10, países têm apenas um presidente. E se toda a sua felicidade for depositada apenas na frágil hipótese de atingir um sonho desses, você acaba de escolher a pena de ser infeliz pelo resto da vida. E não digo isso porque você tem chances de não conseguir, mas porque tenho certeza de que não é aí que está a verdadeira alegria de viver. 

Página 81: Quem sonha alto não precisa brigar por território, não joga uma competição na qual apenas um ganha. Está sonhando com coisas que têm profundidade, relevância, com coisas que tocam o fundo da alma.

Página 90: A decisão mais correta não é necessariamente a que traz mais dinheiro, a que gera menos dor ou a que deixa o coração mais animado por um momento, mas a que é tomada com a intenção certa e que deixa a nossa consciência em paz.

Página 91: A forma como você decide revela mais quem você é do que a decisão em si.

Página 92: O primeiro passo para mudar a sua relação com o seu trabalho é justamente este: ser intencional. Trabalhar com a intenção certa, fazer as coisas pelos motivos corretos e ter a convicção de que os seus valores mais profundos estão sendo refletidos nas suas ações. Agir com propósito. 

Página 109: Carregar pianos pesados todos os dias sem lembrar por que estamos fazendo isso só vai gerar dores nas costas e descontentamento. Mas lembrar que o piano está sendo levado para um lindo concerto muda tudo e nos dá propósito.

Página 121: O seu emprego não é apenas o lugar onde você ganha salário. Ele é o lugar para você colocar as suas habilidades em prática e fazer algo de que as outras pessoas precisam.

Página 123: Falar sobre propósito é falar dos motivos para se fazer algo e como nos sentimos quando colocamos esses planos em prática.

Página 124: Encontrar essa razão de existir que a gente chama de propósito às vezes implica em um processo de anos de autoconhecimento e de experimentação de diferentes coisas. Não é algo automático.  

Página 134: É justamente na diversidade de dons e fortaleza que está a beleza de convivermos em sociedade.

Página 167: […] o que estamos nos tornando é mais importante do que estamos conquistando.

Página 171: Quando entendemos que temos uma missão, tudo muda.

Página 189: O propósito da sua vida é muito maior que sua realização pessoal, sua paz de espírito ou mesmo sua felicidade. É muito maior que sua família, sua carreira ou seus mais ambiciosos sonhos. Não posso encerrar este livro sem deixar uma recomendação: se você quiser saber por que foi colocado neste planeta, deverá começar por Deus. Você nasceu de acordo com os propósitos dele.

Compartilhe

Fundadora do Economia SC, 3 vezes TOP 10 Imprensa do Startup Awards e TOP 50 dos + Admirados da Imprensa em Economia, Negócios e Finanças.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail