Siga nas redes sociais

Search

Como a gamificação pode encantar (ainda mais) seus clientes e colaboradores

Compartilhe

Foto: @heaven.art.br

De acordo com o estudo da Mordor Intelligence, o mercado global de gamificação deve atingir US$ 38,42 milhões até 2026. Trata-se de uma abordagem que utiliza elementos e lógica de jogos em contextos não relacionados a jogos. Essa estratégia pode ser aplicada em diversas áreas e a tecnologia é uma grande aliada desse conceito.

Ao longo dos últimos anos, várias empresas exploraram projetos de gamificação como Adobe, NBC, Walgreens, eBay, Panera e Threadless, entre outras. No entanto, ela pode ser usada por empresas de diversos tamanhos

Ao incorporar experiências lúdicas, as empresas conseguem ser mais cativantes, aumentar o engajamento e fortalecer sua fidelidade, tanto com seus clientes quanto com seus colaboradores, criando um verdadeiro vínculo. 

A probabilidade, nesse caso, de alguém compartilhar a experiência com outras pessoas é alta, o que faz da sua marca ser mais conhecida e lembrada no mercado.

No geral, a  gamificação desperta a curiosidade e incentiva a participação ativa, tornando as interações com a marca mais divertidas e estimulantes. Inclusive, falei sobre como isso é importante para empresas não caírem no efeito da esteira hedônica em outro artigo publicado aqui.

Um exemplo: marcas podem usar as redes sociais para lançar campanhas gamificadas através de concursos, quizzes, enigmas ou desafios. Os participantes são convidados a interagir, responder perguntas, compartilhar conteúdo ou criar algo original. Ao participar, eles têm a oportunidade de ganhar prêmios, serem reconhecidos publicamente ou terem seu conteúdo destacado no perfil da marca.

Agora, no caso de colaboradores, um exemplo seria um aplicativo gamificado para motivar as pessoas a se exercitarem regularmente, oferecendo desafios diários, metas a serem alcançadas, prêmios virtuais e competições com colegas de trabalho. Ao transformar o exercício físico em uma experiência de jogo, essas marcas tornam a atividade mais divertida e envolvente, incentivando as pessoas a manterem uma rotina de exercícios, alcançarem seus objetivos de saúde e, consequentemente, terem um rendimento ainda melhor no ambiente de trabalho.

Ao introduzir elementos como pontuação, desbloqueio de níveis, conquista de distintivos ou recompensas, a gamificação pode ser uma ótima ferramenta para manter o contato com a marca ainda mais estimulante. 

Esse vínculo criado nada mais é do que a sonhada sensação de lealdade que uma empresa espera de seus clientes ou colaboradores, tornando-os mais propensos a retornarem e a recomendarem a empresa para outras pessoas, impactando diretamente no reconhecimento de marca, captação de novos clientes e até mesmo o faturamento. 

Compartilhe

Especialista em tecnologia com mais de 20 anos de experiência no planejamento, gestão e desenvolvimento de projetos inovadores.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail