Search

Após incêndio, fábrica de bicicletas volta a funcionar em agosto em Blumenau

Foto: Ivan Schulze/divulgação.

A montadora das bicicletas Free Action, Status e Mormaii, relembra nesta sexta-feira, dia 7 de julho, o marco de 1 ano do maior incêndio de Blumenau, que prejudicou o parque fabril de 14 mil metros quadrados, milhares de componentes entre aros, pneus e quadros e as 30 mil bicicletas em estoque.

Quatro dias após o incêndio um time estratégico já estava junto comigo, planejando a retomada e paralelamente fazendo o levantamento da situação. Também tivemos uma equipe com trabalho focado no gerenciamento do fato, orientando nossos colaboradores, atendendo os órgãos públicos de segurança, conversando com a comunidade, comunicando a mídia e abastecendo de informações nosso licenciante, credores, fornecedores e nossos clientes”, comenta o diretor-geral e proprietário da Free Action, Vanderley Schappo.

Com mais de 1 mil clientes cadastrados em todo o território nacional e alguns países da América Latina, a empresa tem histórico de atender estabelecimentos de diferentes segmentos distribuindo bicicletas para lojas especializadas, lojas de artigos esportivos e esportes livres, de brinquedos, eletromóveis, supermercados, megalojas de departamentos e grandes redes varejistas.

Fizemos um trabalho muito dedicado de conversar e planejar o negócio junto com os nossos clientes. Trouxemos muitos deles até aqui, para que visualizassem o que estávamos fazendo e nas conversas olho no olho percebessem nosso comprometimento e que tínhamos condições de continuar atendendo, sem haver rupturas, pois para grandes operações varejistas a troca de fornecedores tem grande impacto”, relembra o empresário.

Outro ponto essencial foi manter os serviços de montagem e garantia aos clientes e consumidores. Foram realizados alinhamentos importantes com todo o ecossistema de profissionais que atuam em parceria com a Free Action no Brasil. Esses alinhamentos serviram para manter o compromisso com os mais de 400 profissionais dos postos autorizados e serviço de atendimento técnico e assegurar o atendimento gratuito de garantia e montagem para todos consumidores das marcas.

Ainda em julho, a empresa completará 19 anos. Grande parte dessa trajetória tão próxima do marco de duas décadas sempre teve respaldo de uma estrutura robusta de industrialização interna própria, que precisou ser repensada nesses últimos meses.

As metas de produção e comercialização estão planejadas para a média de R$ 60 milhões e o trabalho está focado para alcançar este resultado. Portanto, a partir de agora a estratégia é honrar tudo o que foi conquistado no passado, superar os desafios do incêndio e projetar o negócio para ser cada vez mais rentável e inovador, buscando ampliar o espaço no mercado.

Na corrida para lançarmos novos produtos após o incêndio, mantivemos conosco o princípio de que a bicicleta é um veículo, portanto a segurança é inegociável e a qualidade sempre essencial. Conduzimos o desenvolvimento da coleção para entregar bicicletas de ótimo custo benefício, cada uma contando com projetos que apresentem diferenciais na comparação com outros produtos nas mesmas categorias“, complementa.  

RETORNO

Dentro do planejamento, a previsão de retorno deve acontecer no próximo mês. O espaço contará com showroon de toda a coleção atual das marcas da empresa e ficará localizado junto da atual sede, que está estabelecida na edificação na rua Dr. Fritz Müeller, 533, no bairro Salto, em Blumenau.

Compartilhe

Fundadora do Economia SC/SP/PR, 4 vezes TOP 10 Imprensa do Startup Awards e TOP 50 dos + Admirados da Imprensa em Economia, Negócios e Finanças 2023.

Leia também