Siga nas redes sociais

Search

Como o setor tech pode crescer com parceria Brasil-Itália, segundo o CEO da Zucchetti Brasil

Foto: divulgação.

A tecnologia é fundamental para o sucesso de empresas em todos os setores, impulsionando a eficiência operacional, melhorando a comunicação interna e externa, automatizando tarefas e abrindo novas oportunidades de negócios.

Nesse contexto de constante evolução, o CEO da multinacional italiana Zucchetti, Alessio Mainardi, compartilha sua visão sobre o papel da tecnologia nas empresas e destaca os esforços empreendidos pelo Brasil e pela Itália para impulsionar o setor  nos dois países. Confira abaixo:

Considerando em especial o setor de tecnologia, qual potencial para o desenvolvimento de negócios e parcerias Brasil/Itália?

Alessio: A tecnologia é parte essencial e imprescindível de qualquer empresa nos dias de hoje. Ela impulsiona a eficiência operacional, aprimora a comunicação interna e externa, automatiza tarefas, possibilita o acesso a informações estratégicas e abre novas oportunidades de negócios. Por meio de sistemas de gestão, análise de dados, plataformas digitais e ferramentas colaborativas, as empresas podem otimizar processos, tomar decisões embasadas e oferecer melhores produtos e serviços. Se formos analisar as empresas que atuam em diferentes países, a tecnologia se torna uma ponte fundamental entre a matriz e as diferentes filiais, simplificando a comunicação e viabilizando até os projetos mais complexos. Portanto, a tecnologia desenvolve um papel essencial nos projetos de internacionalização das empresas; uma empresa multinacional como a Zucchetti, graças a sua forte atuação na Itália e no Brasil pode ser  um excelente parceiro para ajudar nos desafios tecnológicos de desbravar novos mercados.

 Hoje, como é a troca entre os dois países no setor de tech? Tem crescido?

Alessio: A Itália e o Brasil têm uma relação crescente em termos de tecnologia. Ambos os países possuem setores de inovação em desenvolvimento e têm realizado esforços para fortalecer a cooperação nessa área, mas os resultados estão muito aquém do potencial que existe. A Itália é a oitava economia mundial e pode ser uma porta de entrada importante para o mercado europeu; por outro lado o Brasil é um país que vem atuando com muita energia e dinamismo no fomento da tecnologia e na formação de startups. Conjugar essas dinâmicas pode ser uma oportunidade significativa para as empresas de ambos os países. É o caso da Zucchetti, que vem implementando com êxito uma estratégia de trazer produtos e tecnologia europeia para o mercado brasileiro e, ao mesmo tempo, vem investindo em aquisições de empresas locais, inclusive em empresas que têm potencial de expansão internacional, como no caso da Elofy. 

Considerando o momento da Zucchetti no Brasil e o crescimento e investimento realizado no país nos últimos anos, qual a importância da aproximação com a Italcam para a empresa e como a Zucchetti pode colaborar para o crescimento das relações de negócio entre Brasil e Itália?

Alessio: Acredito que a Zucchetti tenha se afirmado como um caso de sucesso de empresas italianas que empreenderam no Brasil. A jornada não foi fácil, e acredito que compartilhar tudo que deu certo e, porque não, também alguns erros da nossa jornada, possa ajudar outros empreendedores a abordar o processo de internacionalização de forma consciente e madura, minimizando os riscos.

O que você destaca como mais importante em sua participação mais ativa como conselheiro da Câmara de Comércio Italiana de São Paulo (Italcam)? O que pretende desenvolver com essa atuação?

Alessio: Sou um gestor que viveu a vida toda mergulhando em tecnologia e inovação. Empresas que não colocam a inovação em sua agenda, na minha opinião, estão brincando com o fogo. Mudanças drásticas que, no passado, aconteciam em décadas agora acontecem em ciclos muito mais breves, de 3 a 5 anos e com muita mais frequência. A partir dessa consideração, posso contribuir com a Italcam e os profissionais das empresas associadas para que esses tópicos também estejam no topo da agenda da Câmara. Já existem comitês, como o Comitê de Transformação Digital, que vem trabalhando esses assuntos, e  será um prazer atuar em parceria. Também os conselheiros estão à disposição do Presidente da Câmara, Graziano Messana para avaliar as necessidades dos associados e ampliar cada vez mais a gama de eventos, serviços, e informações que podem ser ofertados.

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail