Siga nas redes sociais

Search

Região Sul se aproxima de 100% dos municípios atendidos por cooperativas de crédito

Foto: divulgação.

Você sabe qual é o segmento do sistema financeiro que mais cresce no Brasil? O cooperativismo de crédito.

Relatório divulgado em julho pelo Banco Central mostra que as cooperativas de crédito estão presentes em 55,3% dos municípios brasileiros, sendo 3.080 cidades no total.

Na região Sul, a mais cooperativista do país, as cooperativas se fazem presentes em praticamente todo o território, com 95,9% dos municípios atendidos.

A seguir vêm Centro-Oeste (75,2%), Sudeste (70,3%) e Norte (36,9%). O Nordeste tem a participação mais baixa, com 13,8%.

Os números nacionais são expressivos. Em todo o país são 799 cooperativas de crédito singulares filiadas a 32 cooperativas centrais.

Os ativos totais dessas organizações, que incluem a carteira de crédito e outros bens, totalizaram R$ 590 bilhões em dezembro de 2022, o que representa alta de 28,6% no ano passado. Nenhum outro setor do sistema financeiro se expandiu tanto.

Em todo o país, o número de cooperados subiu 14,5%, avançando de 13,6 milhões em 2021 para 15,6 milhões em 2022. São 13,2 milhões de pessoas físicas e 2,4 milhões de pessoas jurídicas.

E um detalhe importante, que ajuda a explicar o papel das cooperativas de crédito na geração de oportunidades: 90% dos cooperados que se enquadram na categoria de pessoas jurídicas são micro e pequenas empresas.

No Sul do país, por apresentarem capilaridade de quase 100%, as cooperativas de crédito estão presentes no dia a dia de praticamente todo mundo. São quase 6,5 milhões de cooperados e um sem-número de beneficiados.

As coops movimentam a economia das cidades, apoiam micro e pequenos empresários e giram a roda da economia. Esta, como sabemos, é uma relação observada no mundo inteiro: onde tem cooperativa, tem desenvolvimento.

Em relação aos riscos, o Banco Central mostra que as cooperativas de crédito operam acima dos limites de segurança exigidos pela legislação.

O nível de provisões, isto é, as reservas financeiras para cobrir eventuais prejuízos, está acima de 90% do que a regulamentação determina.

Em resumo, as últimas notícias sobre o cooperativismo de crédito são alvissareiras. O que não livra o segmento de desafios como, por exemplo, dialogar mais direta e intensamente com os jovens, que serão os cooperados do futuro.

E também, de encontrar um estilo atraente e original de comunicação, diferente da mensagem dos bancos, destacando os benefícios do cooperativismo.

Mas a mensagem geral é que todos nós, cooperados ou profissionais que trabalhamos no setor, podemos nos orgulhar de nossa contribuição para o crescimento do mercado financeiro e também para o desenvolvimento do país.

Compartilhe

CEO de cooperativa de crédito, autor de livros sobre cooperativismo e Influenciador Coop do Sistema OCB.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail