Siga nas redes sociais

Search

55 anos do Grupo Malwee: moda sustentável e compromisso social de SC para o mundo

Foto: divulgação

Por Guilherme Weege, CEO do Grupo Malwee.

Celebrar o 55º aniversário do Grupo Malwee é uma ocasião especial que nos permite refletir sobre a nossa jornada e os valores que sempre nos guiaram ao longo deste tempo. 

Desde a fundação em 1968, sempre foi uma premissa criar uma empresa que se destacasse não apenas por seus produtos de qualidade, mas também pelo impacto positivo que poderíamos gerar no mundo ao nosso redor.

Esse compromisso se tornou a espinha dorsal de nossa cultura organizacional e continua a nos impulsionar a cada dia.

Hoje, mais do que nunca, estamos cientes dos desafios ambientais e sociais que enfrentamos na sociedade.

Afirmo com convicção que a sustentabilidade e a responsabilidade social são pilares fundamentais de nossa estratégia empresarial.

Não vemos essas áreas como meros complementos ou iniciativas isoladas, mas sim, como parte integrante de tudo o que fazemos.

Neste aspecto, destaco a nossa relação com Santa Catarina através do Parque Malwee que é símbolo desse compromisso.

Idealizada pelo nosso fundador Wolfgang Weege, a área possui 1,5 milhão de m², 35 mil árvores plantadas e tornou-se a principal atração ecológica e patrimônio da cidade de Jaraguá do Sul. Além disso, temos investido em projetos de conservação ambiental na Reserva Fontes e Verdes.

Do ponto de vista de negócio, destaco duas contribuições para a moda sustentável, que surgiram aqui e ganharam o Brasil e o mundo.

A primeira delas foi o lançamento da linha de jeans produzidos com apenas 1 copo d’água, que representa uma redução de 98% em relação aos métodos tradicionais de produção. Recentemente, fomos reconhecidos como a única empresa do mundo a adotar esse processo produtivo.

Outro marco importante foi o lançamento do movimento “DES.A.FIO”, que apresentou o primeiro moletom feito com o “fio do futuro”. Essa matéria-prima inovadora é produzida a partir de roupas usadas que seriam descartadas.

Em 2023, o fio do futuro, composto por 85% de peças usadas e 15% de fibra de poliéster reciclado (feito a partir de garrafas PET), passou a ser utilizado na produção de peças que fazem parte do mix de produtos das marcas Malwee e Malwee Kids.

Assumimos o pioneirismo nessa jornada e demonstramos que é viável adotar práticas que beneficiem tanto o meio ambiente quanto as pessoas.

A conscientização sobre sustentabilidade vai além do departamento de marketing e se torna parte de nosso cotidiano, transmitindo-se com transparência e integridade.

Como disse no início deste artigo, temos valores consolidados que sempre nos guiaram nesta jornada. As relações duradouras com as pessoas, o planeta e o negócio são elementos essenciais para a nossa cultura.

Temos orgulho da nossa trajetória até aqui, construindo laços sólidos com a comunidade, fornecedores, colaboradores e parceiros.

Estas conexões são a base sólida que nos permite encarar os desafios e buscar novas oportunidades de crescimento, contribuindo também para o desenvolvimento econômico e social regional. 

Juntos, continuaremos a moldar um futuro mais sustentável e justo para todas as pessoas.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail