Siga nas redes sociais

Search

3 pilares da comunicação para startups iniciantes

startup
Foto: Proxyclick Visitor Management System/Pexels

Por Cleverson Edling, Head of marketing da Vellore Ventures.

Há 3 pilares principais da comunicação que devem ser levados em conta para colocar em prática um projeto de sucesso em startup iniciantes, são eles: clareza, consistência e autenticidade.

1. Torne a comunicação da sua marca mais clara e direta

Permite transmitir a mensagem de forma precisa e compreensível ao público-alvo. Em um ambiente altamente competitivo, em que as informações são abundantes, ser claro e direto acaba sendo essencial para capturar a atenção e o interesse dos potenciais clientes.

2. Sua marca mais consiste e com maior credibilidade

Já a consistência ajuda na comunicação de uma startup, com uma identidade sólida e reconhecível para a marca. Ao manter uma mensagem consistente em todos os touchpoints com o público, a startup fortalece sua marca, melhorando seu mindshare e credibilidade da empresa, transmitindo a ideia de que é confiável e comprometida com seus valores.

3. Faça conexões com o público alvo da sua marca

O último pilar, mas não menos importante, é a autenticidade. Isso porque, ser genuína com seu público é fundamental para uma startup, pois permite que a empresa se conecte de forma transparente, honesta e verdadeira em suas ações e mensagens.

Tudo isso gera confiança e empatia por parte dos clientes e parceiros, criando uma relação de proximidade e fidelidade com a marca. Esse campo também traz destaque em um mercado competitivo, pois ao mostrar sua identidade única e valores reais, ela se diferencia.

Comunicação efetiva, o papel do marketing e do storytelling

A comunicação efetiva é fundamental para o crescimento de uma startup. Isso deve acontecer, pois ela abrange diversos aspectos cruciais do negócio como: engajamento, construção de marca, atração e retenção de clientes.

É uma ferramenta poderosa que impulsiona o crescimento e destaca a startup no mercado competitivo. A startup pode atingir seu público com estratégia de redes sociais, e-mail marketing e conteúdo relevante, aumentando sua visibilidade e alcance, e assim, atraindo mais clientes em potencial.

O profissional de marketing tem o papel primordial de trazer resultados expressivos e estar sempre antenado, para se adaptar às novas tecnologias e dinâmicas.

Muitas vezes, esses servidores da tecnologia iniciam o departamento de Marketing sozinhos, sendo responsáveis por todas as ações para diferentes touchpoints da empresa. Essa capacidade de enfrentar desafios é essencial para o sucesso da startup no competitivo cenário atual.

Com o objetivo de “humanizar” a marca, foi criado. o chamado storytelling, ou nesse caso também pode ser conhecido como story brand.

Trata-se de uma poderosa ferramenta que permite que as marcas estabeleçam uma conexão emocional com o público alvo e ainda, crie laços significativos com os consumidores.

Ao contar histórias autênticas e relevantes sobre a origem da startup, seus valores, desafios e conquistas, é possível gerar empatia e identificação.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail