Siga nas redes sociais

Search

Startup com solução para Google Workspace quer crescer 4 vezes até 2024 e captar seed

Equipe da Conecta Suite, com o fundador à direita. Foto: divulgação.

Para otimizar a produtividade de equipes, a integração de ferramentas tem se tornado a melhor opção. Ao eliminar a necessidade de usar muitos programas e mesmo várias janelas no navegador, o foco dos colaboradores fica totalmente em uma única tela, que reúne todas as plataformas necessárias para a gestão de tarefas empresariais.

Entretanto, essa integração pode também ficar confusa para alguns colaboradores. Por isso, o caminho é simplificar. E é isso que a Conecta Suite, de Florianópolis, desenvolveu.

Para entender mais das soluções e atuação da startup, o Economia SC Drops conversou com Bruno Augusto Rodrigues, fundador e diretor de expansão da startup. Confira na íntegra.

Como surgiu a ideia para a criação da Conecta Suite?

Bruno: A ideia para a criação da Conecta Suite surgiu em 2019 quando a startup se tornou independente da spin-off Conecta Nuvem parceira do Google Cloud. Através da parceria, a empresa teve a oportunidade de ouvir centenas de clientes e identificar as principais dificuldades na administração dos usuários e boas práticas de mercado do Google Workspace. Com base nesses insights, a equipe começou a desenvolver soluções para melhorar a experiência na gestão do Google Workspace. A empresa buscou integrar diversas ferramentas em uma plataforma completa, visando simplificar a administração e oferecer uma solução mais eficiente para os usuários. Assim, nasceu a Conecta Suite, uma empresa parceira da Conecta Nuvem, que se dedica a fornecer uma plataforma completa e integrada para simplificar a gestão do Google Workspace. Através da Conecta Suite, os usuários podem ter acesso a diversas ferramentas e recursos que facilitam a administração e otimizam a experiência de uso do Google Workspace.

Qual o balanço da empresa no último ano e as expectativas para este ano?

Bruno: No último ano, nossa equipe e lideranças passaram por um intenso processo de capacitação em programas de aceleração, o que resultou em um crescimento significativo de 2 vezes no número de usuários pagantes em nossa plataforma. Para este ano, nossas expectativas são de aumentar nossa capilaridade na distribuição das soluções da Conecta Suite por meio de parcerias estratégicas com marketplaces de softwares. Além disso, continuaremos com as integrações com os principais ERP’s e CRM’s do mercado. Nossa meta é alcançar um crescimento de 4 vezes até 2024 e obter investimento seed com venture capital ou corporate venture capital (CVC). Estamos confiantes em nosso plano e trabalhando para atingir esses objetivos.

Quais os diferenciais das soluções?

Bruno: Muitas das tarefas executadas nas empresas envolvem solicitações entre colaboradores. No entanto, identificamos um fato curioso: a falta de disciplina ou priorização por parte dos colaboradores de outros departamentos em cumprir prazos estabelecidos para essas solicitações. Isso acarreta em altos custos e desorganização dos processos internos. Além disso, identificamos a existência de riscos ocultos. Por exemplo, mesmo após registrar a saída no ponto eletrônico, muitos funcionários ainda conseguem enviar e-mails fora do horário de expediente. Ao questionarmos diversas empresas, a maioria confirmou que isso é não permitido. Isso levanta a questão: qual é o passivo trabalhista que a empresa está enfrentando sem sequer saber? A Conecta Suite oferece soluções inovadoras, como o Conecta Control, que simplifica a gestão de permissões de acesso dos usuários do Google Workspace. Com ele, é possível criar turnos de acesso personalizados, permitindo que os usuários acessem as ferramentas apenas durante o horário de expediente ou quando registrarem o ponto. Isso reduz em até 70% os pedidos de ajustes de ponto, economizando tempo da equipe e garantindo segurança jurídica e proteção de dados nas empresas. Identificamos um hábito comum nas empresas que acaba consumindo o tempo de todos: a necessidade de ajustar a assinatura de e-mail de todos os funcionários. Geralmente, o analista de TI envia um e-mail com as instruções e depende da boa vontade dos funcionários em executar as mudanças. No entanto, o analista não tem como saber quem realmente fez ou não a solicitação, sem mencionar o tempo necessário para realizar essas alterações. Para solucionar esse problema, a Conecta Suite desenvolveu uma solução que permite realizar esses ajustes em apenas alguns cliques, sem exigir qualquer ação por parte dos usuários. Além disso, a plataforma conta com o Conecta Sign, que facilita a criação e aplicação de assinaturas de e-mail e mensagens de férias em massa. Também é possível inserir banners personalizados para ações e datas específicas. Com diversos modelos de assinaturas profissionais, a comunicação entre empresa e cliente se torna mais profissional e impactante. Uma das principais vantagens da Conecta Suite é seu painel simples e intuitivo, que permite uma gestão eficiente e fácil das rotinas de softwares online. Com essa solução, as empresas têm mais controle e acesso a funções que antes só os usuários poderiam configurar, simplificando e otimizando processos.

Por que é importante trazer a simplificação de governança e segurança de softwares para empresas?

Bruno: A Conecta Suite está revolucionando a gestão das ferramentas corporativas. De acordo com uma pesquisa realizada pela Deloitte e MuleSoft (empresa Salesforce), foi identificado que as empresas estão investindo significativamente em diversos softwares. No entanto, apenas 28% destes softwares possuem integração efetiva e geram insights inteligentes para as lideranças da empresa. A simplificação da governança e segurança de softwares é muito importante para as empresas. Principalmente às empresas que estão se adequando a certificações como ISO ou LGPD. Ela protege as informações e dados sensíveis contra ameaças cibernéticas e violações de segurança. Além disso, ajuda as empresas a cumprir as regulamentações do setor, evitando multas e problemas legais. Essa simplificação também traz eficiência operacional, reduzindo custos ocultos e tempo na gestão de múltiplos softwares. Com uma plataforma integrada e fácil de usar, os gestores têm uma visão completa de todos os softwares e valores das licenças usadas pela empresa, facilitando a tomada de decisões e o controle de acesso. “Imagine conseguir identificar que existem licenças pagas de ferramentas adquiridas no passado que estão a meses sem ninguém usar”. Por fim, a simplificação permite que as empresas se concentrem em suas atividades principais, sem se preocupar com questões técnicas complicadas. Isso traz mais tranquilidade para os gestores e ajuda a empresa a crescer e ter sucesso. Em resumo, simplificar a governança e segurança de softwares é essencial para proteger dados, cumprir regulamentações, ser mais eficiente e focar no que realmente importa.

Quais os próximos passos e metas? 

Bruno: Na Conecta Suite, temos um objetivo claro em nosso planejamento estratégico: buscar a inovação, a internacionalização e a abertura de mercado por meio de parcerias estratégicas. Estamos ampliando nossa atuação para além do Google Workspace, incluindo a plataforma Microsoft 365, o que nos possibilitará alcançar novos níveis no campo da tecnologia da informação e conquistar novos mercados. O sucesso da Conecta Suite é resultado de nossa trajetória de dedicação e trabalho árduo, com foco em pesquisa, desenvolvimento e participação em programas de aceleração. Continuaremos participando e contribuindo ativamente em programas renomados, como o Startup SC e o INOVA Startups, promovido pelo Sebrae, Bossanova (Bossa Invest), Raja Ventures e Unifique. Essas oportunidades nos permitiram receber investimento Pré-Seed do INOVA Startups, adquirindo conhecimentos valiosos para aprimorar nossa tecnologia. Além disso, conquistamos importantes parceiros de negócio por meio de integrações com sistemas de gestão empresarial, marketplaces de softwares e empresas controle de ponto eletrônico, entre outros ERPs. Acreditamos firmemente nesse caminho. Acreditamos que estamos apenas no começo de nossa jornada, determinados a ir ainda mais longe. Nosso objetivo é expandir para um número maior de empresas, oferecendo soluções completas de governança e segurança de softwares online. Com uma equipe competente e motivada, estamos confiantes de que estamos no caminho certo para alcançar nossos objetivos. Estamos animados com o futuro e confiantes de que continuaremos a alcançar resultados promissores!

Leia outras entrevistas exclusivas do Economia SC Drops clicando aqui

Compartilhe

Leia também

Receba notícias no seu e-mail