Siga nas redes sociais

Search

IA e automação aceleram mudanças rápidas e em larga escala nos negócios, diz pesquisa

Foto: geralt/Pixabay

A rápida disseminação em larga escala da tecnologia de Inteligência Artificial (IA) em todos os setores e o impacto crescente e de longo alcance da IA na transformação das indústrias são destacados hoje em uma nova análise da Bain & Company e da UiPath.

A ideia foi analisar e compreender a adoção e o impacto da automação baseada em IA até o momento, assim como a influência que a IA terá na reconfiguração das empresas e do mercado no futuro.

Os achados do estudo se baseiam em uma pesquisa com 200 empresas, a maioria com receitas de US$ 5 bilhões ou mais, juntamente com uma grande série de entrevistas qualitativas com executivos seniores.

O relatório concluiu que, embora a automação seja há muito tempo uma força para a melhoria e eficiência nas organizações, a implantação acelerada da IA está acelerando o escopo e a escala das mudanças nos negócios.

Com mais da metade dos executivos pesquisados relatando que suas empresas já implantaram alguma forma de IA generativa, o impacto da tecnologia é enfatizado por 45% dos entrevistados que preveem que a integração da automação e da tecnologia de IA catalisará uma grande transformação em seu setor nos próximos anos. Quase metade também disse ter experimentado um impacto maior ao utilizar soluções com uso intensivo de IA, como machine learning e automação cognitiva.

A maioria dos entrevistados diz que já está investindo em automação orientada por IA, sendo que 70% afirmam que a automação orientada por IA é “muito importante” ou “essencial” para atingir os objetivos estratégicos de sua organização. Destes, 74% preveem um retorno positivo sobre o investimento de seus esforços de automação.

Com a automação baseada em IA, as empresas têm a oportunidade de dar uma dose de adrenalina a seus roteiros de negócios e reconfigurar suas metas, independentemente do tamanho e do escopo – se adotarem uma abordagem holística e agirem agora. As empresas devem ir além da implantação dessa tecnologia e, basicamente, repensar e redesenhar os modelos de negócios para integrar a IA e a automação sem problemas. As organizações verdadeiramente preparadas para o futuro serão ágeis, com uma cultura e um design fluidos, em constante evolução e reconfigurando juntamente com os avanços tecnológicos em IA”, destaca Ted Shelton, sócio da Bain & Company.

A pesquisa constatou que os executivos têm opiniões divergentes sobre a IA generativa. Embora quase metade das organizações tenha adotado alguma forma de GenAI (IA generativa) e 44% dos entrevistados tenham afirmado que a GenAI será transformadora, 18% afirmaram que a tecnologia está superestimada, enquanto outros 11% acreditam que a GenAI ainda está subvalorizada.

Os entrevistados vislumbram um futuro no qual a IA possibilitará novas ofertas de produtos ou serviços (58%), criará caminhos para a monetização de dados (52%), permitirá uma maior personalização das ofertas (47%) e até mesmo abrirá caminho para explorar mercados ou segmentos de clientes até então desconhecidos (26%).

A pesquisa da Bain mostra o acentuado ponto de inflexão que as empresas passam com a IA e a automação. A maioria das organizações relata que a IA e a automação são essenciais para seus objetivos comerciais, e a maioria usará a IA e a automação como um catalisador para gerar novas receitas e futuras ofertas de produtos. A UiPath pode operacionalizar a força transformadora da IA por meio da automação, integrando perfeitamente a inteligência às operações cotidianas, automatizando todo o trabalho de conhecimento e revolucionando setores inteiros com a IA no trabalho”, complementa Rob Enslin, co-CEO da UiPath.

A pesquisa revela que a maioria das organizações implantou um conjunto de tecnologias de automação, incluindo IA e Machine Learning (ML) (80%), Robotic Process Automation (RPA) (64%) e Predictive Analytics (69%), sendo que a principal motivação por trás da adoção é o aumento da eficiência e da produtividade (85%).

Embora a maioria (69%) relate ter experimentado os ganhos de eficiência e produtividade que buscava, elas também relatam benefícios relacionados à automação, incluindo maior precisão e redução de erros (56%) e maior competitividade (45%).

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail