Siga nas redes sociais

Search

Drex: o Real Digital e a nova fronteira da democratização financeira no Brasil

Foto: divulgação.

Os serviços digitais têm se tornado, nos últimos anos, uma das principais frentes de investimento do Banco Central. A adesão massiva ao PIX, que já chegou a bater 152,7 milhões de transações em um único dia, em setembro deste ano, mostrou que o brasileiro ansiava pelos benefícios que a tecnologia tem a capacidade de oferecer. Ao mesmo tempo, o Open Finance, apesar de ainda não ter atingido a adesão esperada,  já contabiliza mais de 25 milhões de consentimentos únicos ativos. Agora, o foco no Drex, o Real Digital, coloca ainda mais expectativa sobre essa virada que estamos vivendo no setor. 

Com previsão de lançamento no final de 2024, o Drex possibilitará a realização de diversas transações financeiras seguras envolvendo ativos digitais e contratos inteligentes. Esses serviços financeiros avançados serão processados pelos bancos por meio da Plataforma Drex do Banco Central (BC), um ambiente em fase de desenvolvimento que utiliza a tecnologia de registro distribuído (Distributed Ledger Technology – DLT).

A expectativa é que, além disso, o Drex fomente a inovação em modelos de negócios e impulsione a emergência de novos provedores de serviços financeiros a custos mais baixos. Isso se deve à automação, segurança, programabilidade e padronização dos serviços financeiros inteligentes oferecidos na Plataforma Drex. 

Todas essas mudanças, do PIX ao Drex, estão muito conectadas com a principal missão da CashWay: a democratização dos serviços financeiros. Oferecer soluções inovadoras e customizadas para instituições financeiras agregarem valor à sua operação, automatizando processos e conectando-as com os seus clientes por meio da tecnologia, é a nossa meta diária. Acreditamos que, assim, nosso trabalho tem o potencial de fortalecer o ecossistema financeiro como um todo, impactando cada um dos envolvidos. 

O alcance dos serviços digitais financeiros a diferentes camadas da sociedade permite que um número cada vez maior de pessoas tenha acesso a opções mais seguras e eficientes. Isso também coloca o consumidor em uma posição de maior protagonismo sobre as suas escolhas. Mas essa democratização não apenas facilita o dia a dia dos indivíduos, mas também abre portas para oportunidades econômicas, estimulando o empreendedorismo e a criação de novas soluções.

A disponibilidade de serviços financeiros mais eficientes e a previsão de custos mais baixos incentivam empreendedores a explorarem nichos de mercado, desenvolvendo soluções específicas para atender às demandas emergentes. Esse ciclo virtuoso de inovação contribui não apenas para o crescimento das empresas, mas também para a dinamização da economia como um todo.

Em conclusão, a evolução do setor financeiro, desde o PIX até o aguardado lançamento do Drex, reflete um compromisso contínuo com a democratização dos serviços financeiros. A integração de tecnologias avançadas não apenas simplifica as transações cotidianas, mas também fortalece o ecossistema, estimulando a criação, a inovação e o acesso generalizado a serviços financeiros eficientes.

Compartilhe

CEO da CashWay

Leia também

Receba notícias no seu e-mail