Siga nas redes sociais

Search

O que a tecnologia ensinou para empresas do setor financeiro em 2023

Foto: divulgação.

Lidar com o dia a dia do setor financeiro é um desafio por si só. Alterações frequentes no cenário econômico fazem com que os líderes de empresas do segmento devam ter a agilidade e eficiência como prioridade nos seus negócios. Além disso, a necessidade de propor soluções adequadas aos seus clientes assim que uma mudança de cenário ocorra só é possível a partir do uso de ferramentas tecnológicas afiadas que apoiem as equipes dessas organizações. 

Aliado a isso, temos hoje uma base de clientes cada vez mais exigente. A oferta de serviços é alta e, as opções, inúmeras. Em um mercado competitivo como o financeiro, é imprescindível que as empresas contem com parceiros que mantenham seu negócio sempre atualizado quanto às inovações tecnológicas disponíveis no segmento e cada vez mais requisitadas pelo consumidor final. 

Em clima de ano novo, é prudente elencar aprendizados do ano que passou para que possamos ajustar nossa rota para 2024. Ao longo de 2023, a CashWay pôde contribuir para o crescimento de bons parceiros e seus aprendizados foram enriquecedores para todos nós. 

Começando pela evolução do PIX, que revolucionou os meios de pagamento em 2023. Algumas empresas do setor financeiro eram especializadas no processamento de pagamentos via cartões e, com a inovação do PIX, precisaram se reinventar para se manter relevantes, como a Oruspay. “A tecnologia sempre gera transformações e nossa responsabilidade está na nossa capacidade de nos adaptar”, compartilha Felipe Barros, sócio da Instituição de Pagamento. 

Um aprendizado fundamental tem a ver com a postura com que lidamos com as transformações trazidas pela tecnologia. Elas não são problemas, mas oportunidades. Robson Pletsch dos Santos, Gerente de Operações da Crehnor Laranjeiras, Cooperativa de Crédito Rural de Pequenos Agricultores e da Reforma Agrária do Paraná, observa que a tecnologia é a base para o crescimento das empresas. Cooperativas de crédito, por exemplo, têm demonstrado uma capacidade de desenvolvimento em todas as suas áreas após a adoção de soluções tecnológicas. 

interação entre a tecnologia e os processos é a chave para impactar diretamente o crescimento de negócios do setor financeiro. Milton Igino, Diretor Executivo Administrativo da Copetro, cooperativa de crédito dos petroleiros de Minas Gerais, compartilha que, aliando ferramentas que aumentem a eficiência aos processos internos das organizações, os tomadores de decisão podem ter mais confiança para fazer escolhas mais assertivas todos os dias. 

No entanto, é importante ter em mente que é fundamental adequar a tecnologia à realidade de cada negócio, como Joaquim Cardoso de Aguiar Junior,  Administrador da Papelcredi, Cooperativa De Crédito de Otacílio Costa/SC, descobriu em 2023. Não faz sentido contratar ferramentas que ofereçam funcionalidades superiores às suas necessidades e arcar com seus altos custos. Por isso, uma assessoria técnica que entenda sua realidade é fundamental para garantir que você não gaste mais do que o necessário com algo que não precisa. 

E, por fim, compreenda que aliar seus processos à soluções tecnológicas significa um trabalho constante de ajustes e aprendizados. “O sistema nunca está pronto”, diz Cassiano Vasconcellos, diretor financeiro da COOPCRECE, Cooperativa de Economia de Crédito dos Eletricitários, de Porto Alegre/RS. Contar com especialistas que saibam lidar com a evolução contínua da tecnologia é um investimento que garante a segurança de que sua empresa está sempre oferecendo os melhores produtos aos seus clientes.

Compartilhe

CEO da CashWay

Leia também

Receba notícias no seu e-mail