Siga nas redes sociais

Search

Após meio século, Altenburg troca presidente

Foto: Pedro Waldrich.

Após mais de cinco décadas à frente da presidência da Altenburg, o empresário Rui Altenburg segue para novos desafios, assumindo o conselho consultivo da empresa e o filho Tiago Altenburg assume a presidência a partir de 1 de janeiro de 2024.

Rui Altenburg, terceira geração da família, iniciou sua trajetória profissional em 1970. Durante sua gestão, a pequena empresa familiar foi transformada em uma grande indústria, hoje considerada a maior produtora de travesseiros da América Latina e uma das maiores produtoras têxteis do Brasil.

A diversificação dos produtos visando ampliar a carteira de clientes, modernização e automação das linhas de produção, criação de uma rede de varejo, implementação do e-commerce, ampliação do parque fabril para cinco plantas produtivas e a transformação de uma empresa regional para uma corporação com representatividade em toda a América Latina representam alguns dos grandes marcos conquistados da empresa, que além de atuar no mercado de cama e banho, também foi protagonista na criação da Ecofiber, empresa ligada ao grupo, que atua na fabricação de mantas de poliéster e placas de isolamento térmico e acústico.

Tiago Altenburg, por sua vez, atua na empresa da família há 17 anos e nesse novo contexto, assume a presidência de uma empresa sólida, com os desafios dos dias atuais. O atual vice-presidente já atuou em diversas áreas da empresa, dentre elas a gestão da qualidade, gerência de vendas, diretoria industrial compreendendo produção e logística, diretoria de marketing e produto.

Desde o início acompanhou a atuação de seu pai e demais gestores em reuniões gerenciais e de diretoria, presenciando as principais decisões estratégicas, o que considera um bônus para a sua visão e execução no negócio.

O plano de sucessão, ou como chamamos na Altenburg, de continuidade, contribui para fomentar o negócio, para deixá-lo mais resiliente às mudanças do mercado, com transparência ao processo de escolha e maior segurança para todos os players envolvidos”, explica.

Mirando no futuro, ele será o quarto presidente na história da empresa, avalia com otimismo o cenário atual:

São muitos os desafios e estamos preparados. Acredito firmemente em nosso propósito de ampliar o bem-estar na vida das pessoas e sua conexão com o novo consumidor que busca cada vez mais experiências e produtos que se conectem com a sua história. Estamos preparando a empresa para nos próximos quatro anos ultrapassarmos o R$ 1 bilhão em receita, com maior proximidade aos seus mais de sete mil parceiros comerciais, um processo intenso de ampliação de lojas monomarca para valorizar as marcas do grupo perante o consumidor, além da expansão internacional da marca”.

Compartilhe

Tudo sobre economia, negócios, inovação, carreiras e sustentabilidade em Santa Catarina.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail