Siga nas redes sociais

Search

Startup lança plataforma de investimento incentivado em projetos sociais

Foto: divulgação.

Incentiv, startup catarinense que conecta todo o ecossistema nacional de leis de incentivo fiscal, acaba de lançar uma plataforma de investimento incentivado para facilitar a conexão entre empresas e projetos sociais.

A ferramenta permite um cálculo de afinidade estratégica entre investidor e proponente, realizado por meio de filtros sobre o local, causa e tipo de lei de cada projeto, o que é um recurso inédito no Brasil. Além disso, diminui burocracias e aumenta a celeridade do processo com um espaço dinâmico e intuitivo. 

De acordo com Douglas Lopes, fundador e CEO da Incentiv, a plataforma chega para preencher a lacuna da falta de interação entre as duas partes, ou seja, empresas interessadas em direcionar seus impostos via leis de incentivo fiscal e projetos sociais em busca de investimentos:

Essa solução é resultado da otimização constante dos processos e da tecnologia da Inventiv. Nessa nova fase, esperamos agregar ainda mais empresas parceiras e aumentar o volume de captação de recursos incentivados, sempre com o foco em gerar impacto social”.

Hoje, o negócio fundado em 2016, tem abrangência nacional e conta com mais de 160 empresas investidoras e cerca de 3 mil projetos sociais cadastrados. Dessa forma, já captou recursos para aproximadamente 570 iniciativas, beneficiando mais de 2 milhões de vidas indiretamente. O montante atual disponível para captação no ecossistema da startup ultrapassa R$ 2 bilhões.

A empresa atua com leis de incentivo em todos os âmbitos, seja federal, estadual ou municipal, que funcionam como fonte de fomento para solução de causas sociais urgentes no país. Alguns exemplos são preservação da Amazônia, combate à fome, saúde, esporte, economia criativa, educação, tecnologia, incentivos nas favelas, equidade de gênero, inclusão produtiva, meio ambiente, entre outros.

As leis de incentivo no Brasil começaram a surgir a partir da década de 1990, com a Lei Rouanet, que estabelece incentivos fiscais para projetos culturais. Só que estudos mostram que, ainda hoje, apenas 10% das empresas fazem uso das leis de incentivo, enquanto menos de 40% dos projetos conseguem ter acesso a patrocínio. Isso representa um grande potencial subutilizado e esse é o cenário que queremos mudar”, analisa o diretor de marketing e vendas da Incentiv, Diego Bartolo.

Outra frente que a startup abrange é o ESG, já que dispõe de uma base com projetos socioambientais nos quais as empresas podem investir, contribuindo ao mesmo tempo com a ampliação dessa agenda nas corporações e com a solução de problemas da sociedade nessa área.

Com o processo de investimento realizado de forma transparente e de acordo com todos os requisitos legais, a startup colabora com o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A combinação de geração de valor e fortalecimento do desempenho social corporativo chamou a atenção de parceiros como BR Angels, grupo de investimento-anjo que realizou um aporte para auxiliar no desenvolvimento do negócio.

Para o fundador e CEO, Orlando Cintra, a missão de resolver uma das principais dores dos projetos sociais nacionais, que é a captação de recursos, e a valorização das diretrizes ESG nas companhias foi o que motivou o investimento na startup:

A Incentiv conseguiu criar um ecossistema que prioriza a transparência e acelera o desenvolvimento social. O BR Angels acredita que esses fatores são cruciais para a construção de um país melhor e, por isso, decidiu integrar esse aporte”.

A Incentiv também foi reconhecida em mais de 16 prêmios e programas de aceleração. Alguns deles são o Google for Startups e o Latam Edge, uma premiação internacional destinada a startups e pré-scaleups da América Latina que desejam expandir para o Reino Unido e a comunidade europeia.

Somos uma empresa que acredita que negócios devem gerar valor e beneficiar todos os seus públicos de interesse, reforçando o senso de comunidade”, conclui Douglas.

Compartilhe

Fundadora do Economia SC, 3 vezes TOP 10 Imprensa do Startup Awards e TOP 50 dos + Admirados da Imprensa em Economia, Negócios e Finanças.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail