Siga nas redes sociais

Search

De Blumenau para 900 cidades: o maior marketplace de farmácias independentes do país

Foto: divulgação.

Um segmento com uma série de restrições voltadas à comercialização online de medicamentos e, no pequeno varejo e nas farmácias independentes, algumas dificuldades fazem parte da rotina como ruptura de estoque, ausência de inventário, mínima infraestrutura tecnológica, sem logística própria, falta de mão-de-obra especializada e uma diversidade de mais de 170 softwares de gestão para integração de dados.

Foi nesse sentido que Robson Michel Parzianello, fundador do Farmácias APP, criou uma solução. Quando se trata de medicamentos e saúde, o senso de urgência é maior. Na pandemia com o isolamento social e a insegurança pela falta de medicamentos, potencializou ainda mais.

As farmácias não estavam preparadas para uma adaptação radical na jornada de atendimento aos consumidores, venda por canais digitais, o que antes correspondia ser a menor fatia de vendas, tornou-se o carro chefe, foi necessário uma rápida adaptação para manter os estabelecimentos em pé. Sentimos na pele as dores das pessoas por falta de acesso aos medicamentos, grandes filas e até mesmo tendo que se dirigir para outras cidades para conseguir encontrar um produto, uma realidade clara quando olhamos para cidades do interior de um país continental e extenso do qual vivemos“, destaca.

Fundada em 2015, junto com seu sócio Eduardo Felipe Raulino, em Blumenau, a empresa contava com um time de seis pessoas, partindo de dores mapeadas com farmacêuticos e consumidores da própria região.

Lançado em janeiro de 2017, o aplicativo enfrentou uma série de mudanças e adaptações em seu modelo de negócio, para atender as necessidades dos varejistas, consumidores e barreiras regulatórias.

Em março de 2019, a startup foi adquirida pelo GrupoSC, formado pelas distribuidoras SantaCruz, PanPharma e Oncroprod, onde houveram grandes sinergias que trouxeram aceleração para o negócio, a exemplo do aumento pontos de vendas cadastrados, com cerca de 40 farmácias integradas.

Levávamos em média de 3 meses para integrar e ativar uma farmácia, desenvolvemos uma estratégia de expansão com investimentos em tecnologia para mecanismos de integrações entre sistemas, da qual nos permitiu ativar mais de 400 pontos de vendas integrados por mês, chegando na marca de 3 mil farmácias ativas e integradas, presentes em 900 cidades do país, atingindo um crescimento exponencial“, contam os empreendedores.

Para Robson e seus 18 anos de carreira profissional, sua maior realização com a inovação foi perceber o impacto na melhoria eficaz no dia-a-dia das pessoas, ampliando o acesso à saúde, beleza e cuidados pessoais. Elefinalizou seu ciclo como executivo no GrupoSC em outubro de 2022 e atualmente dedica seu cotidiano a novos negócios e atua como conselheiro executivo.

Compartilhe

Fundadora do Economia SC, 3 vezes TOP 10 Imprensa do Startup Awards e TOP 50 dos + Admirados da Imprensa em Economia, Negócios e Finanças.

Leia também

Receba notícias no seu e-mail